imagem em:www.oam.risco.pt
O presidente da Câmara de Tarouca, Mário Caetano Ferreira, revelou à Rádio Douro Sul que já há investidores privados estrangeiros e nacionais interessados para transformar o dormitório do Mosteiro de São João de Tarouca numa unidade hoteleira de 5 estrelas , mas faltam as autorizações dos organismos do Estado que tutelam aquele monumento nacional. (ouvir entrevista)
A Câmara Municipal de Tarouca promoveu uma petição com mais de 10 mil assinaturas e que já entregou ao presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama onde é pedido para que o dormitório do Mosteiro de São João de Tarouca possa ser transformado num hotel.
Como se trata de um Monumento Nacional (MN), são necessárias várias iniciativas legislativas, para as quais a petição pretende sensibilizar os deputados.
No documento, que tem como primeiros subscritores a Assembleia e a Câmara de Tarouca, e ainda a Assembleia e a Junta de Freguesia de S. João de Tarouca, é pedido ao presidente da Assembleia da República que “reconheça como de interesse para Portugal a reconversão do dormitório do Mosteiro de São João de Tarouca em unidade hoteleira” e que “recomende aos órgãos de soberania competentes a adopção das medidas legislativas regulamentares necessárias à concretização deste projecto”.
Na imagem: Pres.da Assembleia da República, Jaime Gama, Pres. da Câmara de Tarouca, Mário Ferreira e o Deputado do Partido Socialista, José Junqueiro
O Mosteiro de S. João de Tarouca – o primeiro da Ordem de Cister a ser construído em Portugal (século XII) – está sob a responsabilidade do Instituto de Gestão do Património Arqueológico (IGESPAR), mas algumas paredes do dormitório já ruíram.
O autarca garante que há investidores interessados e adianta que no dormitório, com cerca de 150 metros de comprimento, seria possível fazer uma unidade hoteleira com perto de 100 quartos. Aponta exemplos de outros países europeus, designadamente a vizinha Espanha, para a viabilidade económica do projecto.
Para os promotores da petição, São João de Tarouca tem muito mais para oferecer aos milhares de turistas que todos os anos visitam o Mosteiro de S. João de Tarouca, o qual, nos últimos anos, tem sido alvo de obras de recuperação por parte da administração central.
imagem em:www.cneagrupamento1006.home.sapo.pt
Mário Ferreira considera que é preciso contrariar a actual realidade, em que milhares de pessoas visitam o Douro Património Mundial, “mas pouca riqueza cá deixam"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário