imagem em:www.lamegoemfoco.blogspot.com.
Após o encerramento ao público da mais bela sala de espectáculos da região duriense, o Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego voltou a abrir as suas portas a 1 de Março último, com a oferta de uma programação cultural regular de inegável qualidade, nas áreas da música, do teatro, da dança e do cinema. Duas décadas depois, ir ao teatro volta a fazer parte dos hábitos culturais dos lamecenses.
De facto, a sua reabertura produziu, de imediato, um profundo impacto na vida cultural local e dos concelhos envolventes, colmatando a anterior escassez deste tipo de equipamentos. Os números são animadores e confirmam a forte adesão de público ao novo projecto: em Abril, a taxa de ocupação média por espectáculo foi superior a 78 por cento, ao melhor nível dos teatros mais importantes do país, e o número total de espectadores ascendeu a 2 mil.
A Câmara Municipal de Lamego e a empresa municipal Lamego ConVida, instituições responsáveis pela programação do Teatro Ribeiro Conceição, têm a preocupação constante de criar e fidelizar novos públicos, mostrando-se, por esta razão, satisfeitos com o interesse manifestado pelos lamecenses, sobretudo jovens. A oferta de um cartaz de espectáculos equilibrado e diversificado garantiu a conquista, em média, de 325 espectadores por evento, não considerando as sessões de cinema.
Até ao momento, pelo palco da mais famosa jóia cultural e patrimonial de Lamego passaram muitos artistas e companhias nacionais de qualidade. O reforço do seu prestigio vai continuar ao longo dos próximos meses de Junho e Julho, através da oferta de uma grande variedade de espectáculos direccionados, sobretudo, para as crianças e jovens e da criação de novas iniciativas culturais que ambicionam ganhar projecção nacional, nomeadamente a organização do “I Festival Internacional de Piano de Lamego” que terá a presença de pianistas premiados em concursos internacionais e de conceituados pianistas portugueses.
O estabelecimento de parcerias com instituições locais para a dinamização conjunta de novas produções culturais vai ao encontro do desejo de reforçar e alargar a influência do novo Teatro. Neste sentido, depois de já ter acolhido as primeiras audições públicas da Academia de Música de Lamego, apontamentos de dança pela Escola de Ballet de Lamego/ Régua e a dramatização de um conto infantil pelos alunos do Colégio da Imaculada Conceição, esta sala de espectáculos, a 27 de Junho próximo, será palco da ante-estreia da peça “Quem Casa Quer Casa”, pelo Grupo de Teatro da Aldeia Verde, companhia sedeada na vila de Lazarim, concelho de Lamego.
Em simultâneo, o Teatro Ribeiro Conceição continuará a garantir aos cinéfilos da região o contacto com novas cinematografias, sobretudo europeias, que, embora não atraindo um grande número de espectadores, enquadram-se numa lógica de serviço público, não acessível noutras salas de cinema.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário