O Regimento de Infantaria 13 (RI13), Vila Real, está a implementar um sistema de gestão ambiental que visa a poupança de água e energia, a reciclagem e a implementação de um separador de hidrocarbonetos resultantes da lavagem das viaturas.
O Sistema de Gestão Ambiental do RI13, que possui uma população média de 550 militares, resulta de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Margarida Correia Marques, docente da UTAD e uma das responsáveis pelo projecto, referiu que foram identificadas três áreas em que é necessária uma "intervenção prioritária", nomeadamente na gestão dos resíduos, energia e tratamento de águas residuais.
A responsável falava à margem das jornadas "Forças Armadas, Ambiente e Cidadania", que tiveram como objectivo levar ao RI13 empresas que possam colaborar na implementação de soluções que "ajudem a melhorar o seu desempenho ambiental".
Uma das soluções pensadas para o tratamento dos resíduos orgânicos da população militar é a "vermi-compostagem", um sistema em que a decomposição é feita através da actividade biológica das minhocas.
O comandante do quartel, o coronel José Fonseca e Costa, acrescentou que já é feita reciclagem dos resíduos do quartel e que todas as lâmpadas tradicionais foram trocadas por outras de menor consumo.
"Os militares foram também sensibilizados para não terem as luzes ligadas sem ser necessário e para a poupança do consumo de água", salientou.
Uma das estratégias adoptadas na unidade militar com vista à poupança de água foi a realização das aulas de educação física perto da hora de saída, de forma a "evitar dois banhos diários".
Uma das novidades no RI13 será também a instalação de um separador de hidrocarbonetos resultantes das lavagens das viaturas, que faz precisamente a separação dos óleos e das águas.
Segundo Fonseca e Costa, o rendimento da separação rondará os 95 por cento, sendo que as águas serão reutilizadas para a lavagem dos veículos.
"Todos os óleos do RI13, quer sejam das viaturas ou alimentares, já são recolhidos por uma empresa que faz o seu tratamento e reutilização", frisou.
O comandante referiu ainda que o regimento possui actualmente 50 viaturas e que, em breve, receberá mais 70.
As jornadas, uma realização conjunta da UTAD, RI13 e Empresa Municipal de Águas e Resíduos, teve como objectivo fomentar o desenvolvimento de uma consciência ambiental, individual e colectiva, que contribua para a mudança de comportamentos e atitudes na região Norte, em especial nas áreas da gestão da água e de resíduos e da energia.
No âmbito da iniciativa decorreu ainda a "Feira do Ambiente e da Cidadania" que integrou diversas palestras e expositores de entidades e empresas sobre a gestão da água e de resíduos, a energia e a educação ambiental.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário