quinta-feira, maio 22, 2008

TAROUCA: III FEIRA DAS PROFISSÕES

Terminou ontem na cidade de Tarouca a III Feira das Profissões sob o tema “Aprender a Empreender” que decorreu desde o dia 18, no Parque do Centro Cívico da cidade.
O certame teve por finalidade procurar alternativas que possam ser exploradas e experimentadas de modo a fomentar o desenvolvimento de atitudes e comportamentos activos face às exigências actuais do Mercado do Trabalho
Estiveram presentes stands de Escolas, Institutos Superiores, Universidades, escolas profissionais e empresas de áreas específicas de modo a promover o empreendedorismo, a empregabilidade e a qualificação profissional.
Para além dos stands ligados aos serviços e ao ensino, estiveram também presentes a GNR e o Exército Português, Centro de Tropas de Operações Especiais(CTOE), Câmara Municipal de Tarouca, Centro de Emprego de Lamego, Centro de Saúde de Tarouca e os Bombeiros Voluntários da cidade.


Na Foto: Alexandre Fandino; artesão de olaria em barro



Na Foto: Maria de Jesus, artesâ de queijo de cabra


Complementaram o leque de stands para visitar, artesanato, com artesãos de queijo e olaria ao vivo .
A Feira destinou-se a estudantes, empresários, jovens à procura do primeiro emprego, desempregados, técnicos, dirigentes, professores, educadores e dirigentes associativos
Mário Ferreira, presidente da autarquia, referiu, em entrevista à Rádio Douro Sul, que este certame teve muita importância para o concelho porque visou potenciar as oportunidades de emprego e mostrar aos jovens como encontrar caminhos para o investimento e também encontrar novos talentos na área empresarial uma vez que o concelho de Tarouca oferece incentivos, através da autarquia, como terrenos em condições vantajosas para a fixação de empresas. O presidente da autarquia referiu ainda à Rádio Douro Sul que o seu executivo tomou a iniciativa de proporcionar um abaixamento de 10 a 20% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) Juntamente com estas iniciativas o autarca anunciou ainda a criação dum parque industrial na zona de Santo Antão em Várzea da Serra e um parque de armazenamento, a que se junta agora o projecto, em sintonia com o governo central, de um nó de ligação à A24 no Mezio.
Em conjunto com a III Feira das Profissões decorreu a XI Feira do Livro .



A III Feira das Profissões “Aprender a Empreender”, culminou ontem com o Seminário “Empreendedorismo – das competências à ideia de Negócio” , no Auditório Adácio Pestana.
Foto da sessão de abertura: Pres.Câmara Tarouca, Mário Ferreira, Directora Centro Emprego de Lamego, Marisa Moutela e Vice presidente da Câmara de Tarouca, Virgilio Ferreira


O tema central do Seminário “Empreendedorismo – das competências à ideia de Negócio” foi repartido por quatro painéis. O 1º, “Desenvolvimento do Empreendedorismo em Meio Escolar” com moderação da dra. Fernanda Manuela Machado, presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2,3 de Traouca. Foi discutido o Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo , pela Dra. Ilda Figueiredo, da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
O 2ºPainel “Empregabilidade e Empreendedorismo” teve como moderador o Dr. Domingos Nascimento, director do Espaço Eurocidadão. O Tema “Empreendedorismo e Transição para a Vida Activa foi desenvolvido pela Dra. Marisa Moutela, directora do Centro de Emprego de Lamego. O 3º Painel “Medidas e Incentivos”- Estímulos à capacidade de inovar e empreender, moderado pela Dra. Marisa Moutela, foi apresentado o Plano Tecnológico, pelo Dr. António Bob Santos, Assessor do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e ainda o tema “Apoios e Incentivos às Empresas, Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN) onde o tema “Microcrédito” foi abordado pela Dra. Lisete Silva Centenico, da Caritas Diocesana, Dra. Joana Afonso, da Associação Nacional de Direito ao Crédito(ANDC) e pelos drs. Fernando Santos e Vera Carneiro, do Millenium BCP
De tarde decorreu o 4º Painel dedicado ao tema “ Da Ideia ao Negócio” moderado pelo Dr. Bruno Cardoso, da Empresa Gourmet Conventual. Foram abordados o Programa Felícia pelo dr. Castro Lopes, do IAPMEI; a Empresa na Hora pelo dr. Pedro Alves, do Centro de Formalidades das Empresas e o Processo de Constituição da Empresa pelo dr. Daniel Faceira, Docente na UTAD.

Na Foto: Rui Soares, Rui Borges, Bruno Cardoso e Domingos Nascimento

O último painel, aguardado com alguma expectativa, terminou com a apresentação de Projectos Empresariais de Sucesso, já implementados e consolidados no concelho, com os testemunhos da evolução dos negócios dos empresários Rui Soares, em representação da empresa Vinho Esmero, Bruno Cardoso, da Gourmet Conventual, Rui Borges, do Queijo Santeais, e Domingos Nascimento, do Espaço Eurocidadão.
A III Feira das Profissões encerrou com a Gala dos Pequenos Cantores de Tarouca.
De 18 a 23 de Maio a III Feira das Profissões foi aproveitada intensamente por centenas de alunos da comunidade escolar do concelho em visitas guiadas pelos docentes das respectivas escolas.

Sem comentários: