terça-feira, fevereiro 26, 2008

A EDP, a Galp Energia, a Endesa e a Gaz Natural são os quatro concorrentes à construção da barragem de Foz Tua, integrada no Programa Nacional de Barragens, afirmou à Lusa o presidente do Instituto da Água (INAG), Orlando Borges.


O presidente do INAG afirmou que o concurso para a barragem de Foz Tua foi iniciado em Janeiro e que no final de Março, princípio de Abril, «será feita a adjudicação».


«Até ao final de Abril iremos anunciar as condições para os concursos das restantes nove barragens», afirmou.


Orlando Borges explicou à Lusa que a barragem de Foz Tua será a única onde poderá ser exercido o direito de preferência, apresentado pela EDP.


«As outras nove serão sujeitas a concurso público sem direito de preferência», esclareceu o responsável.


Orlando Borges adiantou que a EDP manifestou o direito de preferência para várias barragens, mas «o que ficou decidido é que esse direito de preferência se aplicava só para o primeiro pedido e para a primeira barragem».


A directora do Museu Grão Vasco, Ana Paula Abrantes, disse ontem à Agência Lusa que cessa funções esta sexta-feira, deixando «de boa saúde» a instituição, para a qual será anunciado novo director ainda hoje.


Ana Paula Abrantes explicou que, aquando da Lei Orgânica de Março, escreveu uma carta ao director do Instituto Português de Museus, a informá-lo de que não pretendia recandidatar-se ao cargo.


«Fiz saber que não pretendia ficar nos destinos do Museu Grão Vasco por razões pessoais muito fortes, de ordem familiar», assinalou, adiantando ter ficado «desde Setembro como directora de substituição, por um período de cerca de seis meses, que termina sexta-feira».


«Chega ao fim um ciclo em que trabalhei muito. Durante estes anos dediquei-me inteiramente ao Museu Grão Vasco, o que fez com que outras coisas ficassem para trás», disse ainda.


Garante que sai «de cabeça levantada e com obra feita» e que durante o seu mandato foram levadas a cabo «muitas actividades interessantes, com uma equipa reduzida» e aumentou o número de visitantes.


Segundo a responsável, o próximo director do Museu Grão Vasco «será anunciado hoje».


A estação dos CTT de Alijó foi assaltada, na madrugada de ontem, em mais um dos muitos roubos registados, no distrito de Vila Real, nos últimos meses a edifícios públicos, designadamente câmaras, tribunais e juntas e também a estabelecimentos comerciais. Em Alijó, os assaltantes estroncaram as portas das traseiras do edifício dos Correios e arrombaram o cofre, não se sabendo ainda o valor do roubo. Fonte da GNR disse que os elementos do núcleo de investigação criminal estiveram no local a recolher indícios. Durante o fim-de-semana verificou-se ainda uma tentativa de assalto à Adega Cooperativa de Favaios. Segunda-feira passada foi assaltado o edifício da Câmara de Sabrosa, tendo os assaltantes passado ainda pelo tribunal e conservatória, serviços concentrados no mesmo local.


Dias depois, foram registados roubos em Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, o social-democrata Domingos Dias, fala em “onda de assaltos” no Alto Tâmega e mostra-se preocupado com “o sentimento de insegurança da população”. Domingos Dias lamentou o encerramento nocturno do posto da GNR nas Pedras Salgadas, que passou a funcionar apenas das 9h00 às 17h30, sem que se “colocassem meios que se mostrem eficazes na prevenção e acção deste tipo de situações que têm causado desassossego aos populares”. Segundo o autarca, os larápios arrombaram dois estabelecimentos comerciais naquela vila termal


Há ainda registo de assaltos às câmaras de Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião. Fonte da GNR disse à Lusa que estes assaltos não são caso único no distrito de Vila Real, registando-se um pouco por toda a zona Norte do país.
Referiu ainda que há “diversos modos operandi” em todos estes roubos, pelo que se supõe que se trate de mais do que um grupo


Sem comentários: