quarta-feira, agosto 22, 2007

Alijó: Câmara tenta reabertura da Estação do Pinhão


A Câmara Municipal de Alijó vai recorrer à Secretaria de Estado dos Transportes para tentar a reabertura da estação ferroviária do Pinhão, aos fins-de-semana e feriados, segundo noticia o JN na sua edição de hoje.
Alega que a Refer ficou de lhe apresentar, até final de Julho passado, a proposta de parceria para viabilizar tal pretensão, mas ultrapassado o prazo, e como não lhe adivinha a hora da chegada, tratará do assunto com a Tutela.

O braço-de-ferro entre Câmara e Refer começou em Abril deste ano, quando a Junta de Freguesia do Pinhão deu conta ao Município de que a empresa ferroviária tencionava encerrar o imóvel sob pretexto de a baixa procura não justificar o seu funcionamento naqueles dias específicos.
No dia 16 de Julho, os autarcas de Alijó e do Pinhão encontraram-se com responsáveis da Refer para lhes mostrar o seu descontentamento pela forma como o processo foi tratado e para lhes fazer ver a importância de manter a estação a funcionar todos os dias.

Segundo Artur Cascarejo, "a Refer comprometeu-se a arranjar um protocolo para viabilizar a abertura da estação". Só que a proposta "ainda não apareceu", não obstante ter sido definido o final do mês de Julho como o prazo razoável para o fazer, tendo em conta que Agosto é o mês de maior procura turística no Pinhão
Também ao JN a Refer, através do seu Gabinete de Comunicação, adiantou que não vê razões para a polémica levantada pela Autarquia de Alijó, porque na reunião de Julho "ficou acordado que disponibilizaria à Câmara uma chave da estação para poder aceder ao espaço". Ficou ainda estabelecido que "a chave poderia ficar à guarda do funcionário do posto de turismo" da Junta do Pinhão, que funciona no mesmo local, e que teria a seu cargo abrir o imóvel aos turistas.

Sem comentários: