quarta-feira, agosto 01, 2007
Resende:Parque Eólico poderá render 3,1 milhões de euros ao Municipio
A Câmara de Resende anunciou ontem a abertura de um concurso público para alienar a sua participação no futuro parque eólico do concelho, numa operação que representará um encaixe financeiro imediato de 3,1 milhões de euros
O município de Resende deliberou em reunião de Câmara abrir um concurso público para alienar o direito sobre as acções respeitantes à participação de 15 por cento na «Empreendimentos Eólicos do Douro, S. A.», referente à construção do Parque Eólico da Lagoa de D. João e Feirão.
O concurso está já a decorrer e a entrega de propostas termina no dia 28 de Agosto. Com esta operação o município beneficiará de um encaixe financeiro imediato de mais de três milhões de euros, usufruindo ainda, durante 20 anos, de 2,5 por cento da facturação bruta anual do parque eólico (que se estima em cerca de 250 mil euros por ano) e da realização de obras de beneficiação das estradas concelhias, no valor de 700 mil euros.
Assim, nos próximos 20 anos (período de consecução deste projecto) o município de Resende beneficiará de cerca de 10 milhões de euros de receita, garantindo a sustentabilidade financeira da autarquia e permitindo a realização de novos investimentos para o concelho.
Para o presidente da Câmara de Resende, António Borges, “o objectivo é garantir sempre os princípios de eficiência e eficácia na gestão de todos os activos disponíveis, procurando a máxima rentabilidade e a sua aplicação em prol do desenvolvimento sustentado do concelho. Será também uma forma de resolver problemas dos resendenses e de realizar novos investimentos estruturantes”.
Recorde-se que o Parque Eólico da Lagoa de D. João e Feirão é o maior investimento alguma vez realizado no concelho de Resende, envolvendo cerca de 45 milhões de euros. O parque ficará situado na Serra de Montemuro, sendo constituído por 17 aerogeradores, esperando-se uma produção média anual de energia eléctrica cinco vezes maior que a média de consumo do concelho de Resende, o que revela a importância deste projecto para a própria economia nacional.
O novo parque eólico deverá estar concluído em meados de 2008, altura em que deverão ser realizados os primeiros ensaios com aerogeradores. Com a construção deste parque eólico, Resende não só passa a ser contribuinte das políticas nacionais na área das energias, como a sua população será beneficiária directa do projecto, dadas as contrapartidas resultantes das rendas pagas aos proprietários dos terrenos e às próprias juntas de freguesia onde se localizará o parque, num valor estimado em cerca de 400 mil euros anuais
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário