terça-feira, agosto 28, 2007

Trás Os Montes: Mau tempo fez estragos


As freguesias de São João da Corveira e Carrazedo de Montenegro, Valpaços, solicitaram hoje ajuda à Direcção Regional de Agricultura do Norte para colmatar os prejuízos causados pelo mau tempo em «dezenas» de hectares de castanheiros.

O presidente da junta de freguesia de São João da Corveira, José Taveira, disse à Agência Lusa que uma espécie de «tufão», com chuva e ventos muito intensos, atingiu a zona da serra da Padrela cerca das 17:30 de sábado.

«Durante cerca de meia hora o mau tempo destruiu grande parte da área de souto das aldeias de Sobrado e Rio Bom e, devido à força do vento e da chuva, alguns castanheiros ficaram partidos ao meio e a produção de castanha seriamente afectada », salientou.

O mau tempo atingiu também a freguesia de Carrazedo de Montenegro tendo, segundo o presidente da junta local, Alípio Barreira, afectado uma «vasta área de souto», a principal fonte de rendimento da maioria das famílias destas localidades.

Alípio Barreira referiu que «só hoje os agricultores se aperceberam dos estragos» e foi solicitada ajuda à Direcção de Agricultura do Norte e ao Governo Civil de Vila Real.

«Pedimos aos técnicos para se deslocarem o mais rapidamente possível ao terreno para avaliarem os estragos e nos ajudarem a recuperar as árvores afectadas», referiu.

O autarca diz que «grande parte» da produção de castanha da Serra da Padrela esperada para este ano foi «afectada» e acrescentou que os estragos provocados nas árvores podem ainda «afectar as produções para os próximos anos».

A zona de Padrela é uma das três denominações existentes em Trás-os-Montes e Alto Douro e, conjuntamente com Soutos da Lapa e Terra Fria, corresponde a 85 por cento da produção de castanha nacional.

A produção de castanha ocupa 17% da exportação de frutos e representa um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros, em Portugal.

Os autarcas dizem que a passagem do mau tempo provocou ainda alguns estragos em habitações, levantando telhas e gerando pequenas inundações.

Sem comentários: