quinta-feira, agosto 30, 2007

São João da Pesqueira: 7 a 9 Setembro Vindouro

A Vindouro oferece uma viagem ao passado histórico do Douro e do vinho entre 7 e 9 de Setembro, em São João da Pesqueira, com recriações da época pombalina, leilões de vinhos e provas, anunciou hoje a organização.

Promovida pela Câmara de São João da Pesqueira e pela empresa Essência do Vinho, a Vindouro é uma iniciativa turística e vitivinícola que pretende dar a conhecer e descobrir o vinho e o Douro. “Quando começa a cheirar a mosto no Douro acontece a Vindouro”, afirmou ontem o presidente da Câmara de São João da Pesqueira, António Lima Costa, na apresentação do evento no Peso da Régua.
O concelho duriense recua quase três séculos no tempo até à época em que o marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada do mundo – o Douro – para ser palco de reproduções de mercados e cortejos do século XVIII.
Além de provas de vinhos e visitas guiadas pelas quintas, a Vindouro promove conversas sobre vinhos com a presença de «wine experts» e faz leilões de vinhos antigos e raros.
Um dos pontos altos da iniciativa é, segundo o autarca, o “jantar pombalino” no Palácio do Cidrô, que permitirá degustar um banquete preparado pelo chefe Luís Américo e, ao mesmo tempo, o convívio com os cortesão, enquanto serão declamados poemas com acompanhamento musical e coreografias de dança barroca e pantomina.
Na gastronomia barroca usavam-se grandes quantidades de especiarias e de ácidos, recorrendo a ingredientes como marmelo, limão, laranja ácida, vinagre e sumo de uvas verdes.
A organização espera a visita de milhares de pessoas durante os três dias. “No ano passado contamos com a presença de dez mil visitantes, número que esperamos poder duplicar este ano”, frisou António Lima Costa. O autarca salientou que a Vindouro ambiciona atingir “protagonismo a nível internacional”.

Clique para ver o video do ano anterior


Sem comentários: