sexta-feira, maio 22, 2009

Lamego: Escola Profissional de Lamego celebrou 20 anos


A Escola Profissional de Lamego (ESCOPAL) celebrou ontem, durante todo o dia, vinte anos da sua fundação. Instalada em 1989 na Quinta Portal do Chão, em Lalim, a 12 km de Lamego, viria a transferir-se para a Quinta dos Prados, em Lamego. A Escola faz parte do Centro Diocesano de Promoção Social. Actualmente, a formação decorre nas instalações da Quinta dos Prados, em Lamego, embora as instalações de Lalim, estejam ao dispor da escola e dos seus Formandos.
De realçar que a Escola Profissional de Lamego, no início, foi exclusivamente Agrícola.
A oferta de novos cursos, atenta às necessidades dos jovens e das exigências das Empresas e Serviços na região, tornaram a ESCOPAL numa referência a nível regional e nacional para o ensino profissional dos Níveis II e III e tem também em funcionamento um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA).
A ESCOPAL manteve, no entanto, a sua matriz e continua ainda hoje a oferecer alguns Cursos na área Agrícola e Agro-Alimentar.
Para além das diversas iniciativas levadas a efeito durante o dia a Escola realizou no Teatro Ribeiro Conceição uma sessão solene presidida pelo Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho e a que se juntou também o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes. No seu discurso o edil salientou o papel exercido pela ESCOPAL na formação de alunos competentes e de qualidade para a vida profissional. O presidente da Câmara de Lamego referiu ainda a importância e o papel da ESCOPAL na região e prometeu tudo fazer para que a câmara continue a proporcionar alguns estágios aos alunos que no final do curso necessitam do estágio profissional.








D.Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, em declarações, em exclusivo à RDS, salientou também o papel da ESCOPAL, como escola que forma profissionais, mas acima de tudo a formação humana e civica , alicerçada nos valores e nos princípios como garantia do progresso.
Durante a cerimónia ocorrida no Teatro Ribeiro Conceição foram lembradas as figuras mais marcantes dos 20 anos da ESCOPAL e figuras como monsenhor Ilídio Fernandes, Dra. Maria Morgado e o prof. Fernando Osório foram homenageados. D. Jacinto Botelho disse à RDS no final da cerimónia que todos mereciam ser recordados, destacando, no entanto, o papel que monsenhor Ilídio Fernandes teve na fundação da Escola. Enalteceu igualmente o seu papel de lutador para tornar a ESCOPAL uma referência no Ensino Profissional.
O mesmo sentimento foi corroborado pelo actual director da ESCOPAL, dr. Joaquim Dionísio considerando que vinte anos é um período ainda curto na vida da Escola , mas são já um prazo razoável para aferir o valor da Instituição..
O director da ESCOPAL, Joaquim Dionísio, referiu à reportagem da RDS que a Escola tem como princípio transmitir aos alunos: princípios, valores e saberes.

Durante a sessão solene foram entregues prémios de mérito aos alunos que mais se distinguiram durante o ano lectivo. Foram ainda homenageados colaboradores da Instituição
A terminar as comemorações ocorreu na Escola o descerramento de uma lápide, entrega de diplomas a formandos e a VI montra de produtos regionais.

Noticia RDS
Fotos RDS

Sem comentários: