terça-feira, maio 26, 2009

Tarouca:Monumento de homenagem ao emigrante


Foi inaugurado, na tarde de domingo, em Tarouca, o monumento de homenagem ao emigrante português.
Colocado junto ao Centro Escolar de Tarouca, o monumento consta de uma estátua de um emigrante com a respectiva mala de viagem a caminho do mundo, este assente num obelisco em granito.



Fotos RDS (clique nas fotos para ampliar)

















A cerimónia foi presidida por Mário Caetano Ferreira, presidente da Câmara de Tarouca, acompanhado da respectiva vereação e demais entidades da cidade. Muitos emigrantes e familiares compareceram no local e no decorrer da cerimónia era visível a emoção no rosto dos emigrantes e familiares pela homenagem prestada.
"Esta foi a forma da autarquia tarouquense reconhecer o esforço e abnegação dos emigrantes" que labutam por esse mundo fora, salientou o presidente da Câmara.

Recorde-se que Tarouca é um dos concelhos do interior do país onde a emigração tem significativa expressão.
O presidente da Câmara de Tarouca, Mário Caetano Ferreira, disse à nossa reportagem que "esta é uma homenagem do reconhecimento da Câmara aos seus emigrantes".
Mário Caetano Ferreira lembrou que a Câmara de Tarouca tem tido o cuidado de criar medidas específicas para os emigrantes, um gabinete de apoio, informação e simplificação burocrática, de modo a que os emigrantes possam regressar ao concelho e encontrarem condições para investirem.

Sem comentários: