sábado, maio 23, 2009

Lamego: Aos 78 anos morreu, ontem, o Major-general Mário Lemos Pires. Foi o último governador de Timor Leste

Mário Lemos Pires, o último governador português de Timor-Leste, morreu, ontem, aos 78 anos. O corpo vai estar, sábado, a partir das 15 horas, em câmara-ardente, na Capela da Academia Militar, realizando-se a missa às 21 horas. O funeral tem lugar amanhã, às 15 horas, em Lamego.


imagem em www.maraoonline.com


O major-general Mário Lemos Pires governou desde 8 de Novembro de 1974 até 27 de Novembro de 1975, embora a administração se tenha visto forçada a deslocar-se para a ilha de Ataúro nos últimos três meses após o golpe liderado pela UDT em Agosto de 1975. Era major-general do Exército com os Cursos de Estado Maior do Exército de Portugal e dos EUA, do Colégio de Defesa NATO e de Defesa Nacional.
Foi comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, professor e subdirector do Instituto de Altos Estudos Militares, chefe de gabinete do Ministério de Defesa Nacional e director do Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional e secretário-geral do EuroDefense-Portugal.
Fora da vida militar era vice-presidente da Associação de Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique e enveredou também pela escrita, publicando o livro "Descolonização de Timor-Leste

Sem comentários: