domingo, maio 17, 2009

Lamego: II Montra de Oportunidades foi um êxito



Realizou-se no Parque da Cidade de Lamego, dias 13 e 14 de Maio, a segunda edição da Montra de Oportunidades do Município de Lamego. Foi responsável pelo evento a Câmara de Lamego e o Centro Europe Direct de Lamego.


O objectivo da iniciativa visou criar um espaço especialmente vocacionado para os jovens que ali acederam a muita informação sobre a oferta educativa e formativa existente no nosso país. Quarenta e sete instituições, na maioria universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais, apresentaram soluções de qualificação, criatividade, inovação e emprego em torno de diversas áreas temáticas.
Com o objectivo de contribuir para uma melhor integração profissional dos jovens e divulgar o que de melhor se faz nas diferentes áreas de ensino, as quarenta e sete entidades apresentaram e mostraram, individualmente, os seus projectos e oferta. A organização incentivou a criatividade e inovação junto da comunidade escolar e foram apresentadas demonstrações de serviços e equipamentos de apoio à formação/ educação. A autarquia lamecense assumiu, através do seu empenho na II Montra de Oportunidades de Lamego, fazer da Montra uma alavanca para a dinamização do tecido sócio-económico local e um ponto de encontro de estudantes, professores, autarcas, empresários e público em geral, aproximando instituições e futuros formandos.


De realçar a participação no certame; do Exército Português, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Lamego. Cada instituição apresentou, através das suas demonstrações, as várias valências e atractivos para quem deseja ingressar naquelas forças.




Comentário nosso


Saliente-se o modelo de certame escolhido. Para além da muita oferta, via ensino, ao dispor dos milhares de jovens que visitaram a II Montra de Oportunidades, louvamos a atitude da Organização ao incetivar as Escolas a apresentarem os projectos dos alunos no decorrer da Montra, e que fizeram parte das suas actividades curriculares. De facto a aposta valeu a pena. Criatividade e Inovação foi coisa que não faltou nos trabalhos ali apresentados. Ao que nos foi dado observar, surpreendeu-nos pela positiva a quantidade e a qualidade. Desde uma câmara robot, apresentado pela Escola Profissional de Lamego, capaz de seguir os nossos movimentos, com software desenvolvido por um jovem de 17 anos, com o pormenor da referida câmara ter sido acondicionada e motorizada com material totalmente reciclado. Passando por um outro projecto desenvolvido para tetraplégicos, pelo Instituto Politécnico da Guarda, uma câmara capaz de captar o mais leve sinal dos olhos, para ser utilizada como um rato de computador.


O Instituto Politécnico de Viseu apresentou-se em Lamego com um robot que apenas se movimenta em terreno previamente delimitado. Ou ainda um outro projecto apresentado pela Escola Profissional do Alto Douro, São João da Pesqueira, um sistema inteligente para nos dar conta, através de uma mensagem via GSM, de que a pilha do nosso telemóvel está a necessitar de carregamento. Na área das teconologias muitos outros trabalhos estiveram expostos.


Mas noutras áreas, como a da restauração, não resistimos em destacar o trabalho da Escola Profissional de Moimenta da Beira. Numa demonstração de destreza e bom gosto foram trabalhadas peças de fruta e legumes de onde sairam autênticas obras primas de decoração para uma mesa gastronómica.

Salientamos ainda o profissionalismo das demonstrações executadas pelos alunos da Escola de Hotelaria de Lamego.


Da Escola Profissional de Artes de Mirandela veio a surpresa no segundo dia do certame, o concerto executado pelos alunos daquela escola de cujo reportório fez parte extractos de obras escritas por Handel .


Das Escolas de Lamego vieram outras boas surpresas. Lamego tem um alfobre de artistas e nada foi deixado ao acaso.


Quanto à animação é de louvar igualmente o nível atingido.


Terminamos este breve comentário tal como começamos, de facto a aposta valeu a pena.


O modelo de certame está adequado ao que a Organização pretendia.


O seu êxito está à vista. Milhares de jovens visitaram a Montra de Oportuinidades em dois dias.


Foto e noticia Rádio Douro Sul

A.Carminé


Em breve fotos e sons da II Montra de Oportuindaes

Sem comentários: