terça-feira, maio 19, 2009

Tarouca:Rede turística e cultural das abadias de Cister: Tarouca e Salzedas

O número de abadias da ordem de Cister existentes em toda a Europa ascende a 750, sendo 150 as que estão abertas ao público e uma centena as que se encontram em bom estado de conservação. Este foi um dos balanços feitos no decurso da assembleia-geral anual da Fundação Rede turística e cultural das abadias de Cister
O número de abadias da ordem de Cister existentes em toda a Europa ascende a 750, sendo 150 as que estão abertas ao público e uma centena as que se encontram em bom estado de conservação. Este foi um dos balanços feitos no decurso da assembleia-geral anual da Fundação Carta Europeia dos Mosteiros e Sítios Cistercienses.
De acordo com Jean-François Leroux, presidente daquela fundação, a maior parte dos mosteiros encontra-se em ruínas devido à revolução francesa e de sucessivas guerras religiosas. No encontro realizado, recentemente, em Alcobaça, participaram mais de cem delegados, representando 40 abadias europeias, vindos de Itália, Polónia, Alemanha e França.
O objectivo da fundação, segundo Jean Leroux, consiste em reunir o maior número de lugares cistercienses na Europa para criar uma rede turística e cultural de qualidade. “Pensamos que o turismo cultural de qualidade está em grande desenvolvimento e as abadias cistercienses apresentam características próprias, definidas pela arquitectura, paisagem, organização e amor ao trabalho, mas também pela ecologia e pela ideologia que as individualizam e que constituem um forte elo de ligação em toda a Europa” – afirma.
A maior parte dos mosteiros de Cister foi construída nos séculos XII e XIII. No caso português, das 37 abadias existentes apenas três estão inscritas na Carta Europeia: Alcobaça, Tarouca e Salzedas.

Fonte:

Público
e
Agência Ecclesia

Sem comentários: