terça-feira, julho 10, 2007

Mil pessoas beneficiam do rastreio gratuito em Peso da Régua



Sob o lema “pelo melhor de cada um”, o projecto SMS – Solidariedade Médica e Social esteve em Peso da Régua de 02 a 06 de Julho. Os objectivos desta iniciativa em Peso da Régua foi chegar, de uma forma gratuita e humana, a pessoas que por razões geográficas ou sociais estejam fora do núcleo urbano e que tenham necessidades básicas de cuidados de saúde.


Atendendo à necessidade do reforço na educação e informação das populações sobre Cuidados Básicos de Saúde e Acções de Rastreio, valorizando a prevenção e detecção precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas, a Câmara Municipal do Peso da Régua e a TECNIFAR, levaram a cabo, de 02 a 06 de Julho, uma acção de rastreio em dez freguesias do concelho. O resultado prático aponta para cerca de 1000 reguenses a quem foram prestados cuidados de saúde.

De 2 a 6 de Julho, a TECNIFAR, no âmbito do Projecto Solidariedade Médica Social, deslocou cerca de trinta profissionais de Saúde, médicos, técnicos e enfermeiros, para o concelho de Peso da Régua, onde durante uma semana, junto das freguesias de Canelas, Covelinhas, Fontelas, Galafura, Poiares, Moura Morta, Loureiro, Sedielos, Vinhós e Vilarinho dos Freires, efectuaram acções de sensibilização para a higiene oral, exames de visão em crianças e adultos; rastreios de diabetes, hipertensão, colesterol e triglicéridos, medições de monóxido de carbono do ar expirado, electrocardiogramas e espirometrias.

No âmbito desta iniciativa, a Câmara Municipal do Peso da Régua além de divulgar e co-promover o projecto ao nível do concelho, desenvolveu um trabalho de parceria com o Centro de Saúde local, que permitiu atempadamente fornecer dados importantes sobre a população a rastrear. Além disso, o Município coordenou a logística da acção com entidades locais como as Instituições de Solidariedade Social, o Agrupamento Vertical de Escolas do Peso da Régua, o Colégio Salesiano de Poiares, o Centro de Saúde e as Juntas de Freguesia-alvo.
Por forma a garantir o acesso ao rastreio às populações mais distantes do local de realização, a Câmara Municipal do Peso da Régua criou uma rede de transportes, que viabilizou a deslocação das pessoas.

Por seu lado, a TECNIFAR – Indústria Técnica Farmacêutica financiou os custos inerentes à acção, tendo igualmente sido responsável pela constituição da equipa de profissionais de saúde, que de modo exemplar efectuou um trabalho de suma importância junto da população reguense, permitindo um diagnóstico de patologias que irão agora ser acompanhadas pelo Centro de Saúde do Peso da Régua e pelo Médico de família de cada um dos utentes rastreados. Para que o trabalho iniciado com o rastreio possa ser continuado, a TECNIFAR disponibilizou as fichas do utente a cada Médico do Centro de Saúde, uma união de esforços e meios, dos quais depende agora um futuro com melhor saúde no concelho de Peso da Régua

Sem comentários: