terça-feira, julho 31, 2007

A Região Demarcada do Douro vai transformar em Vinho do Porto 125.000 pipas em 2007


A Região Demarcada do Douro vai transformar em Vinho do Porto 125.000 pipas em 2007, mais 1.500 pipas em relação à última colheita, anunciou ontem o Instituto de Vinhos do Porto e Douro (IVDP). Mesmo assim está assegurada a manutenção dos preços
Em comunicado, enviado à nossa redacção o IVDP referiu que o valor definido para o benefício deste ano [quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de Vinho do Porto] garante o total “escoamento” do vinho produzido e a sustentação dos preços a pagar à produção. A quantidade de vinho a beneficiar na próxima colheita, que se inicia em Setembro, foi decidida pelo IVDP depois de terem sido ouvidos os representantes do comércio, das adegas cooperativas e dos produtores-engarrafadores. Isto porque, refere o comunicado, embora a competência para a aprovação do comunicado de vindima seja do conselho interprofissional do IVDP - organismo composto por 12 conselheiros, seis representantes do comercio e igual número da produção - este ano “tal não foi possível porque a Casa do Douro inviabilizou a constituição daquele conselho, ao recusar-se, ao longo de quatro meses, a indicar os representantes da produção”. Reforça o comunicado que “Todavia, tal não impediu o IVDP de ouvir as profissões, através das organizações que quiseram transmitir as suas preocupações e expectativas para a presente vindima”, acrescentou o instituto.

De acordo com o IVDP, para o efeito, foram convidadas para uma primeira reunião as entidades que directa ou indirectamente teriam assento no conselho interprofissional, e que não tiveram qualquer responsabilidade na recusa da Casa do Douro em indicar os representantes da produção. Seguiu-se uma segunda reunião, para a qual foram convidados todos os membros do conselho, incluindo aqueles que entretanto, mas tardiamente, foram indicados pela Casa do Douro. “Embora todos tivessem sido convidados, só alguns quiseram comparecer e discutir o comunicado de vindima”, revelou o IVDP. Segundo o instituto, a preocupação “dominante” foi a de encontrar um número que, não só garantisse um coeficiente por hectare igual ou superior ao de 2006, mas que permitisse, simultaneamente, contrariar a descida de preços que se verificou entre as campanhas de 2002 a 2004, prosseguindo a política que vinha sendo adoptada pelo conselho interprofissional desde a vindima de 2004
O aumento de 1.500 pipas do volume total a produzir, comparativamente a 2006, traduz-se num ligeiro aumento dos coeficientes por hectare de cada letra, ainda que ligeiro, fruto do aumento de 147 hectares na área apta para a produção de vinho generoso comunicado pela Casa do Douro desde a fixação de benefício de 2006.
Estes valores correspondem a um aumento de 462 hectares nas letras A, B e C, e a uma diminuição de 315 hectares nas letras D, E e F, refere ainda o comunicado do IVDP.

Sem comentários: