quarta-feira, junho 04, 2008

Alfandega da Fé:FunZon Village-Douro já não é PIN-Projecto de Interesse Nacional

imagem em:www.jornalnordeste.com
O empreendimento anunciado como o maior investimento de sempre EM Alfandega da Fé, no Nordeste Transmontano, o FunZone Village- Douro deixou de ser classificado pelo Ministério da Economia de PIN- Projecto de Interesse Nacional.
A informação foi confirmada ontem pela Câmara de Alfândega da Fé, concelho para onde estava previsto o empreendimento turístico de 250 milhões de euros.
A autarquia confirmou, numa nota de imprensa, ter tido conhecimento "através dos promotor que o projecto tinha sido arquivado pela AICEP (Agência para o Investimento e para o Comércio Externo de Portugal)".
Nenhum dos intervenientes no processo explicou, até ao momento, o significado deste arquivamento pelo organismo do Ministério da Economia que substituiu a antiga API- Agência Portuguesa para o Investimento
O Ministério de Manuel Pinho revelou, em Abril, que o projecto estava a ser reanalisado pelas várias entidades para decidirem se era viável.
A informação foi prestada em resposta a um requerimento do PCP, na Assembleia da República, sobre o impasse do projecto anunciado há dois anos.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé tem sido parceira do promotor, o empresário luso-britânico Chaby Rodrigues.
A autarquia adquiriu e disponibilizou 178 hectares de terrenos junto à barragem da Estevainha para a execução do empreendimento turístico.
O município refere agora, na nota de imprensa, que o processo vai ser encaminhado para os gabinetes jurídico e financeiro e que só depois tomará uma posição definitiva.
O empreendimento de 250 milhões de euros, que prometia criar no pequeno concelho de Alfândega da Fé, 1300 postos de trabalho, está desde a sua apresentação, há quase dois anos, envolto em "desconfianças" e "cepticismo".
Foi anunciado pelo promotor, como " "um conceito inovador"que reúne lazer, deficiência, desenvolvimento regional, segurança, ecologia e saúde.
O projecto previa a construção de 200 moradias com duas mil camas, nove restaurantes, parques aquáticos e de estacionamento, edifícios de apoio, uma barragem privada e estação de tratamento de esgotos (ETAR).
A principal novidade era um mega-edifício com uma praia coberta (Tsunami Beach) com ondas de dois metros de altura.

Sem comentários: