sexta-feira, junho 06, 2008

Lamego: ESTGL estimula alunos para o tema “Empreendedorismo”


na imagem: da esquerda para a direira: Dra.Ana Branca Carvalho, Dra. Marisabel Moutela e Dra. Luisa Pinto





Decorreu na quarta-feira, dia 4, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, no âmbito das actividades da cadeira semestral “Estratégia e Planeamento Empresarial”, leccionada pela Mestre dra. Luisa Pinto, um Seminário sobre “Empreendedorismo”.
Sob a orientação da docente o seminário foi organizado pelos alunos do 2º e 3º ano dos cursos de Gestão Informática(GI) e Contabilidade e Auditoria(CA), daquele estabelecimento de ensino superior.


Mais de meia centena de alunos dos cursos de Gestão Informática, Contabilidade e Auditoria e Gestão Turística e Hoteleira daquela Escola tornaram pequena a sala para ouvirem temas como “Franchising” e “Programas de Apoio à Criação de Empresas” desenvolvidos pela dra. Ana Branca Carvalho, jurista e docente na ESTGL e dra. Marisabel Moutela, directora do Centro de Emprego de Lamego, respectivamente, deixando indicações preciosas para os alunos registarem e tomarem em linha de conta quando vierem a decidir, em termos de futuro, as suas opções profissionais no final dos cursos.






O tema sobre “Franchising”, desenvolvido pela dra. Ana Branca Carvalho, transmitiu aos alunos uma perspectiva global de como se desenrola o negócio entre o franchisador e o franchisado, as implicações legais quanto a direitos e deveres de ambas as partes, bem como os aspectos económicos a ter em conta na hora da decisão para a assinatura do contrato de franchising.
O tema sobre “Programas de Apoio à Criação de Empresas”, abordado pela directora do Centro de Emprego de Lamego, dra. Marisabel Moutela, teve a virtude de mostrar aos alunos algumas das ferramentas colocadas à disposição pelo governo central, para a minimização das dificuldades que os alunos, quando terminarem os seus cursos, poderão encontrar ao procurarem entrar no mundo do trabalho ou quando procurarem fundar a sua própria empresa. Ferramentas que, quando bem aproveitadas, serão facilitadoras para quem tenha uma ideia de negócio, ou queira ser patrão de si mesmo, ou queira colocar em prática, em conjunto com outras medidas de apoio disponíveis por outras instituições.

Sem comentários: