domingo, junho 01, 2008

Sabrosa: simulador recria viagem de Fernão Magalhães

imagem em:www.diario-universal.com


O Centro Interpretativo Fernão Magalhães, que a Câmara de Sabrosa quer construir até 2010, vai possuir um simulador que permitirá "sentir a viajem" numa nau quinhentista em pleno oceano, revelou uma fonte da autarquia.
O concelho de Sabrosa reclama ser a terra natal de Fernão Magalhães, o navegador responsável pela primeira viagem de circum-navegação.
O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, disse à Lusa que a autarquia quer construir o Centro de Interpretação Fernão Magalhães, um projecto que poderá custar cerca de um milhão de euros.
O objectivo é dar a conhecer o navegador e os seus feitos, "porventura uma das mais esquecidas e mal conhecidas personagens da época dos descobrimentos".
Fernão Magalhães terá nascido, na Primavera de 1480, pressupõe-se que em Trás-os-Montes.

imagem em:caminheiros98faro.blogspot.com


Foi um navegador que, ao serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo, acabando por ser morto por nativos nas Filipinas.
José Marques referiu que o projecto do centro interpretativo já foi alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e, se esta for aprovada, a estrutura poderá estar em funcionamento em 2010.
O centro pretende ser "um espaço de encontro" entre as comunidades "tocadas" pela circum-navegação, designadamente os países europeus que contribuíram com a tripulação e aqueles por onde passou Fernão Magalhães, nomeadamente Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Filipinas.
Segundo José Marques, pretende-se usar a tecnologia para criar um "centro de sensações e percepções", estando ainda previsto um "simulador onde será possível sentir o que é estar numa nau em pleno oceano".
No âmbito do projecto, será ainda realizado um colóquio internacional, promovida uma exposição itinerante e um concurso literário para as escolas.
José Marques sublinhou desde já a vontade de ter na sua inauguração a presidente das Filipinas, Glória Arroyo, bem, como outros representantes governamentais dos países que foram "tocados" pela viagem de circum-navegação.
No horizonte está, segundo o autarca, a organização das Comemorações dos 500 anos de Circum-Navegação, em 2021.
José Marques salientou ainda o contributo que aquela "figura história" poderá dar para "o enriquecimento da oferta turística e cultural da região do Douro".
Para promover a região, a Câmara de Sabrosa está a preparar uma "missão" à Ásia, tendo como ponto de partida as Filipinas, descobertas pelo navegador português há 487 anos.
"Pretendemos associar a componente cultural e histórica à económica", frisou o autarca.
Farão a viajem, que deverá realizar-se em Outubro, empresários de turismo e do sector agro-alimentar, nomeadamente da área dos vinhos da região duriense.
O autarca quer que as Filipinas funcionem como um "ponto de partida para entrar no mercado asiático".
Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), em 2007 foram vendidos, por exportação directa para as Filipinas, apenas 342 litros de vinho do Porto.
Actualmente o Japão representa o mercado "mais expressivo" de vendas de vinho do Porto para a Ásia.

Sem comentários: