quarta-feira, junho 04, 2008

Chaves: 2001 fotografos de 64 países no FESTIMAGE

imagem em:www.forum.g-sat.net


Dois mil e um fotógrafos e criadores de imagem de 64 países inscreveram-se na terceira edição do Festival Internacional da Imagem (Festimage), iniciativa promovida pela Câmara de Chaves através da Internet, anunciou a organização.
Os finalistas do Festimage, que se propõe "invadir a cidade de Chaves com um verdadeiro festival de imagens", serão divulgados a 12 de Junho.
À semelhança das duas anteriores edições, a Espanha, este ano com 526 concorrentes, foi o país com mais participantes no evento, enquanto que do Brasil concorreram 308 autores, da Argentina 229, da Alemanha 152 e de Portugal 135.
O Festimage 2008 conta também com uma significativa participação de fotógrafos e criadores de arte digital da Índia, França, México, Colômbia, Rússia, Roménia e Geórgia.
O vencedor do concurso receberá 5.000 euros.
O festival, cuja organização conta com o apoio do jornal Semanário Transmontano, é integralmente realizado através da Internet, no site http://www.festimage.org/ com versões em português, castelhano, francês, inglês, alemão e russo.
Com as obras concorrentes, o município de Chaves realiza, entre os dias 08 de Julho e 31 de Agosto, várias exposições e projecções multimédia.
Quadros com as reproduções em papel dos trabalhos dos finalistas serão também, posteriormente, expostos na galeria do Teatro Municipal de Vila Real e participam no "Outono Fotográfico", que se realiza anualmente na cidade espanhola de Ourense.
Com alguns dos trabalhos finalistas serão feitas grandes ampliações - algumas com mais de seis metros - que são colocadas nas fachadas de algumas ruas do centro histórico de Chaves.
O vencedor do Festimage do ano passado foi o indiano Arup Ghosh. Em 2006 o primeiro prémio foi para o colombiano Luís Henry Agudelo

Sem comentários: