domingo, junho 08, 2008

Santa Marta de Penaguião: XX Semana Cultural

na imagem ao centro:Prof. Francisco Ribeiro, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião
Está a decorrer a XX Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião. A sessão de abertura realizada no Auditório da Câmara Municipal, contou com a presença da directora da Delegação da Cultura do Norte, Ana Gil e foi presidida por Francisco Ribeiro,presidente da autarquia.
Antes, na galeria do Auditório, foi inaugurada uma exposição dos vários cartazes submetidos a concurso e alusivos à XX Semana Cultural.
Durante a sessão de abertura Francisco Ribeiro passou em revista as anteriores edições da Semana Cultural, com um balanço muito positivo para o que muito contribuiu a participação das Juntas de Freguesia e das Associações Culturais, "que o tornam um concelho bastante rico culturalmente", como reafirmou Francisco Ribeiro à Rádio Douro Sul. E é sua convicção que "cada vez mais as terras se devem afirmar pela sua cultura"
Sendo o concelho de Santa Marta de Penaguião essencialmente vinhateiro o presidente da autarquia não coloca de parte a ideia de criar uma feira do vinho com dimensão no seu concelho,porque é nele que se encontra a maior Adega Cooperativa da Região Demarcada do Douro, as Caves Santa Marta e o concelho conta com um grande número de produtores/engarrafadores independentes com vinhos de altíssima qualidade. A quantidade de expositores de vinhos no recinto da Semana Cultural poderá significar o embrião para colocar de pé uma Feira do Vinho. A Câmara de Santa Marta de Penaguião "está apostada em contribuir para uma maior visibilidade dos produtores /engarrafadores dos vinhos do concelho", como afirmou Francisco Ribeiro à Rádio Douro Sul.


Através da Rádio Douro Sul, Francisco Ribeiro convidou todos os nossos ouvintes para visitarem o seu concelho e usufruírem da Semana Gastronómica, que decorre paralelamente e da Semana Cultural patente ao publico e de entrada livre, até domingo, dia 8, bem no centro de Santa Marta de Penaguião.
O evento termina Domingo, com um cortejo etnográfico.
Bons motivos para visitar Santa Marta de Penaguião por estes dias

Sem comentários: