domingo, junho 08, 2008

Peso da Régua: Ricardo Magalhães defende necessidade de soluções para deposição de inertes na Região do Douro


Ricardo Magalhães, Chefe de Missão da Estrutura de Missão do Douro, defendeu ontem a necessidade de se encontrar uma solução para a deposição dos resíduos da construção para a região do Douro semelhante à de Vila Pouca de Aguiar, onde uma pedreira vai ser transformada num aterro de inertes.
No Dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem, a Estrutura de Missão do Douro, liderada por Ricardo Magalhães, juntou no Peso da Régua várias entidades com responsabilidades na recolha e tratamento de resíduos sólidos.
Ricardo Magalhães referindo-se especificamente aos resíduos de construções e demolições, os designados inertes, disse ser um problema para o qual não há ainda solução no Douro.
Anunciou que uma empresa privada de Vila Pouca de Aguiar vai avançar com a criação de um aterro de inertes, numa pedreira desactivada, um projecto que, segundo frisou, já obteve o licenciamento do Ministério do Ambiente.
Sendo, por isso necessário encontrar alternativas para avançar com uma unidade idêntica no Douro.
O responsável falou ainda na necessidade de se diversificar a resposta, encontrando soluções ao nível das freguesias, como por exemplo contentores ou recolha móvel através de camiões, como já é feito em Mogadouro.
Com a entrada em vigor da nova legislação, a 12 de Março, que introduziu a obrigatoriedade de apresentar um plano de gestão dos resíduos para o licenciamento das obras, o chefe de projecto disse que vão ser feitas acções de informação e sensibilização pela região duriense.
Ricardo Magalhães aproveitou ainda para anunciar uma segunda fase da campanha "Douro Limpo", que complementou o projecto de "Erradicação das Dissonâncias Ambientais do Alto Douro Vinhateiro", promovida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).
Este projecto levou à erradicação de 103 lixeiras em 11 municípios do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.
O responsável referiu que a Estrutura de Missão vai ajudar a regulamentar para o Douro esta prática, ajudando a garantir que os inertes cheguem ao aterro.
Para o efeito, segundo Ricardo Magalhães, vai ser necessária ainda uma maior fiscalização por parte das autoridades que actualmente é "extremamente débil".

Sem comentários: