terça-feira, junho 17, 2008

Peso da Régua: ÉMostra de sucesso do Agrupamento de Escolas do Peso da Régua promoveu Feira de Actividades com causa social

ÉMostra é a designação da feira de actividades, promovida pelo Agrupamento de Escolas do Peso da Régua, com o apoio do Município, a qual decorreu de 11 a 13 de Junho, num espaço de excelência – o Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projecto de Empreededorismo dos alunos da Escola EB 2,3, tendo estado associada à causa social de colaborar na aquisição de mobiliário e equipamento para a habitação de um tetraplégico, natural do Peso da Régua, a quem o Município atribuiu uma habitação social, como forma de apoio para que este jovem possa viver com a dignidade a que tem direito.

À dedicação e empenho com que os alunos e professores trabalharam neste projecto a sociedade reguense respondeu com participação e apreço pela iniciativa promovida, um reconhecimento público pelo projecto educativo desenvolvido, particularmente no que concerne à promoção de iniciativas que criam um espírito empreendedor nas escolas, que favorecem as competências dos alunos, o seu sucesso escolar e contribuem para a cooperação, equidade e qualidade das aprendizagens. Isto merece, sem dúvida, o aplauso de todos.

Durante a ÉMostra teve lugar uma homenagem à pintora reguense Armanda Passos, com a exposição de obras feitas pelos alunos, os quais tiveram como referência o trabalho da pintora. A reinterpretação dos sentimentos que inspiram a homenageada, vividos e sentidos pelos jovens artistas muito “à sua maneira”. E porque homenagear é também mostrar que se conhece, o reconhecimento do trabalho de Armanda Passos não podia ter sido mais evidente. Obrigado também a ela por se afirmar como referência do panorama cultural reguense.

O encerramento da Feira ficou a cargo do Clube de Expressão Dramática da Escola E.B. 2,3 do Peso da Régua, com a apresentação da peça “Gotas de água… pingos de vida”, que tal como o próprio título sugere, teve a água como tema central. Uma forma simples e agradável de induzir a reflexão sobre um bem essencial, que urge preservar, como única forma de o garantir num futuro que queremos seja o melhor para as gerações vindouras. Uma mensagem de esperança, porque quando o homem quer, é possível mudar comportamentos e atitudes. Uma noite de casa cheia, onde os mestres da vida foram os jovens, diante dos quais temos a responsabilidade de trabalhar em prol de necessidades básicas, de que é exemplo o tema desta encenação.

Largas centenas de reguenses marcaram presença para assistir ao magnífico trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos alunos deste Clube, aplaudindo os resultados exemplares.
Uma vez mais, pelo trabalho levado a cena, o Município do Peso da Régua felicita os professores, pelo contributo, pela determinação, pelo empenho com que trabalharam, mas, sobretudo, os alunos pela dedicação com que se entregaram a este projecto dando o melhor de si mesmos, um resultado que a todos orgulha.

Sem comentários: