domingo, junho 08, 2008

Douro Alliance: Rede de transportes públicos ou cultural projectos para Vila Real, Régua e Lamego

Uma rede de transportes colectivos ou de eventos culturais são alguns dos projectos prioritários da Douro Alliance, o projecto que une as cidades de Vila Real, Régua e Lamego, anunciou hoje o Gabinete Técnico do projecto.
A "Cidade do Douro" foi formalmente constituída em Maio, tendo decorrido hoje, em Vila Real, a primeira acção visível da rede, designadamente o "Fórum da Cidadania: Cidade do Douro, Cidade do Mundo", que contou com a participação de cerca de 250 pessoas.
Segundo Carlos Lima, do Gabinete Técnico da Douro Alliance, o plano estratégico do projecto será apresentado até Dezembro, sendo que, até Outubro, serão apresentadas algumas candidaturas dos projectos ao programa "Cidades Polis XXI", no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O responsável adiantou que alguns dos projectos prioritários da "Cidade do Douro" estarão relacionados com a mobilidade, a sustentabilidade, a eficiência energética ou a cultura.
Carlos Lima frisou a criação de uma rede de transportes colectivos que funcione de forma a ligar as três cidades, quer seja de comboio ou autocarros, ou uma rede cultural, que aproveite as infra-estruturas já existentes nas três cidades.
O professor e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Luís Ramos, lançou outras ideias para promover a região e o seu principal produto, o vinho.
"Quando os turistas chegassem a uma destas três cidades e se sentarem num café ou restaurante, a primeira coisa que se deveria fazer era oferecer-lhes um cálice de vinho do Porto. Esta estratégia já foi adoptada em outras regiões com sucesso", salientou.
Sob o lema "aquilo que nos une é efectivamente mais do que aquilo que nos separa", o foro de hoje debateu quatro prioridades estratégicas, designadamente construção e afirmação da identidade do eixo, promoção e desenvolvimento sustentável, o reforço da atractividade e competitividade e a promoção da criatividade e da inovação.
A Douro Alliance pretende chamar a sociedade civil para a elaboração do plano estratégico, para o que, de acordo com o Carlos Lima, vão ser realizados mais foros de cidadania.
O responsável anunciou ainda que, no final deste mês, serão lançados na Internet ciber-foros relacionados com oito temas.
São eles, "aquilo que nos une é efectivamente mais do que aquilo que nos separa", "a arquitectura e o futuro", "os transportes públicos de passageiros no Eixo Urbano - que futuro?", "a rede urbana e a internacionalização da região", "a importância das redes empresariais", "o papel dos cidadãos numa administração aberta", "que estratégia para a cooperação universidade/empresas?" e "as políticas de reforço do ensino tecnológico - que futuro queremos para os nossos filhos".
Os cofundadores da Douro Alliance são as autarquias de Vila Real, Régua e Lamego, a quem se juntou a UTAD, as associações comerciais e industriais de Vila Real, do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real).
Apesar da ideia de criar um pólo urbano do Douro já ter sido lançado no início da década de 90, Luís Ramos diz que hoje "há uma vontade política clara" para a sua concretização.
Actualmente as três cidades distam entre si não mais de 30 quilómetros, ligadas pela Auto-estrada 24, e têm cerca de 100 mil habitantes, dos quais 51 mil residem nas sedes de concelho.
O "Douro Alliance" foi um dos cinco apoiados pela Direcção Geral do Ordenamento do Território do Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) a nível nacional, com 100 mil euros, entre 26 candidaturas

Sem comentários: