segunda-feira, junho 09, 2008

Tarouca:Acto de cidadania invulgar dos tarouquenses para com os bombeiros



No Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros a cidade de Tarouca prestou ontem homenagem aos seus Bombeiros num acto de cidadania invulgar.
Numa cerimónia presidida pelo Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto, em representação do governo, centenas de tarouquenses, encheram o espaço contíguo em frente ao quartel do Bombeiros num gesto claro de apoio aos voluntários de Tarouca.
Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca, Juntas de Freguesia, Bandas de Música e Associações desfilaram desde a Escola EB2/3 José Leite Vasconcelos até ao Quartel dos Bombeiros numa demonstração de afecto para com todos aqueles que dedicam a sua vida ao voluntariado. Durante a cerimónia, o Governador Civil de Viseu, acompanhado do Presidente da Câmara de Tarouca, do Presidente da Associação Humanitária e do Comandante do Corpo Activo da Corporação foi descerrada uma placa alusiva ao Encontro de Cidadania de Homenagem aos Bombeiros Voluntários, Vida por Vida
Domingos Nascimento, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca considerou o momento da prestação de cidadania aos voluntários de Tarouca como uma homenagem inédita.
Vasco Lima, comandante do Corpo Activo da Corporação, visivelmente emocionado com a espontaneidade da população, agradeceu e evidenciou o seu orgulho nos homens e mulheres que comanda.

Mário Ferreira, presidente da Câmara de Tarouca, galardoado com a Medalha de Ouro




O presidente da Câmara de Tarouca, Mário Caetano Ferreira, também ele homenageado como autarca, e como bombeiro, já que o autarca também faz parte do Corpo Activo dos Bombeiros de Tarouca, tendo, inclusive, vestido a sua farda de bombeiro depois de decorridos os actos formais, emocionado afirmou que “a Medalha de Ouro que lhe foi atribuída como autarca é de todo o povo de Tarouca, que se revê nos seus bombeiros” e salientou a seguir as virtudes da cidadania.
No final das cerimónias à Rádio Douro Sul o Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto considerou o acto de cidadania vivido em Tarouca para com os Bombeiros como “o mais emocionante desde que se encontra à frente do Governo Civil” e “um acto que deveria ser replicado pelo país”.

Durante a cerimónia foram atribuídas diversas condecorações a elementos da corporação e ao presidente da Câmara. Foram ainda entregues as divisas a 14 novos recrutas da corporação. O momento foi ainda aproveitado para mostrar a nova viatura de emergência médica oferecida pela Câmara e a viatura com auto escada oferecida pelas Juntas de Freguesia de Tarouca.
No final todas as crianças se divertiram com o Super Bombi. Uma forma diferente e divertida de mostrar aos mais pequenos o papel altruísta do bombeiro.
Seguiu-se uma actuação de ranchos e grupos das freguesias.

Sem comentários: