terça-feira, junho 10, 2008

Peso da Régua:Municipio homenageou o Padre Luis Marçal

As comemorações das Bodas de Ouro sacerdotais do Reverendo Padre Luís Marçal tiveram início com a homenagem pública prestada pelo Município do Peso da Régua, ao distingui-lo com a Medalha de Mérito Municipal, pelos trinta e cinco anos de serviço religioso na Paróquia de Peso da Régua. A cerimónia decorreu Sexta-feira, dia 06 de Junho, pelas 21h30, no Salão Nobre da Cada do Douro. Centenas de pessoas quiseram testemunhar esta homenagem, associando-se ao reconhecimento público do Reverendo Padre Luís Marçal.
Nuno Gonçalves, Presidente do Município do Peso da Régua, referiu-se à história do concelho, “da qual fazem parte, como primeiro património, as pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento efectivo do mesmo”. O Autarca sublinhou a importância de Peso da Régua ter memória e não esquecer “todos os que têm contribuído para a dignificação do concelho em diferentes componentes do seu processo de desenvolvimento.”
Dirigindo-se ao homenageado, Nuno Gonçalves afirmou que “não podia o Município do Peso da Régua deixar de agradecer publicamente ao Reverendo Padre Luís Marçal o contributo que, a seu modo e no seu posto, tem dado à paróquia e ao concelho”, sublinhando que a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao Reverendo Padre Luís Marçal, em sinal de homenagem, reconhece, sobretudo, a acção levada a cabo e o trabalho profícuo que vem desenvolvendo ao longo dos últimos 35 anos da sua vida religiosa na Paróquia de Peso da Régua, não querendo, de forma alguma, dissociar esta importante etapa da sua vida, de uma maior, que lhe permite assinalar 50 anos de sacerdócio”. O Autarca fez questão de ir mais longe alargando o reconhecimento público “a todos os, pela sua actividade fizeram e fazem a história do nosso concelho, enriquecendo-a com a excelência das boas práticas, rompendo as fronteiras da temporalidade.”
Por sua vez, o Reverendo Padre Luís Marçal agradeceu a distinção recebida, mostrando-se satisfeito com a presença de tantas pessoas que quiseram testemunhar este momento de singular importância na sua vida religiosa, o que na sua opinião, aumenta a responsabilidade com que encara o futuro, pretendendo corresponder cada vez mais e melhor às expectativas dos seus paroquianos.
A Junta de Freguesia do Peso da Régua associou-se à homenagem proposta pelo Município, tendo o Presidente da mesma, Ilídio Mendes, ofertado uma salva de prata ao Sacerdote homenageado.
Foi desta forma que o nome do Reverendo Padre Luís Marçal ficou “eternizado na memória de todos os habitantes do Concelho de Peso da Régua.”
O Grupo Coral Nossa Senhora do Socorro foi um dos protagonistas desta noite de homenagem, tendo brindado todos os presentes com um concerto sublime. De sublinhar que o percurso do mesmo é paralelo à caminhada religiosa do Reverendo Padre Luís Marçal na Paróquia do Peso da Régua, tendo o Grupo Coral completado trinta e seis anos de existência no dia 27 de Maio último.
A Banda Salesiana Juvenil do Colégio Salesiano de Poiares encerrou a noite com uma apresentação magnífica.
Um Porto d`Honra encerrou oficialmente a homenagem pública prestada pelo Município do Peso da Régua.






As comemorações das Bodas de Outro continuaram com a celebração de Missa de Acção de Graças, no dia 07 de Junho – Sábado, presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás e concelebrada pelos párocos da Zona Pastoral Douro I.
O último dia ficou marcado pela celebração de Missa Jovem, com a participação de grupos de catequese paroquial.

Sem comentários: