sábado, junho 14, 2008

Vila Real:Centro de Inovação em Gestão e Ambiente (GIGA) colocou hoje à venda o "Dar à Luz"

imagem em:www.motoresmagazine.net

O Centro de Inovação em Gestão e Ambiente (GIGA) colocou hoje à venda o "Dar à Luz", um pacote com uma lâmpada eficiente e uma árvore autóctone que pretende compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) provocadas pelas corridas de Vila Real.
O "Dar à Luz" pretende, segundo fonte do centro, tornar Vila Real no "primeiro circuito verde" de Portugal.
Carla Santos estima que o 41º Circuito Automóvel Dolce Vita Vila Real, no próximo fim-de-semana de 21 e 22 de Junho, irá libertar 325 toneladas de CO2.
"Ora, para que este valor de CO2 não interferira com o equilíbrio do ecossistema, será necessário substituir 15.500 lâmpadas incandescentes por outras energeticamente eficientes", salientou a responsável do centro sediado em Vila Real.
Carla Santos sustenta que a iniciativa pretende ser uma campanha "de âmbito nacional", envolvendo todos os governos civis do país.
O "Dar à Luz", à venda a partir de hoje e até ao final do mês, custa cinco euros e inclui uma lâmpada e uma árvore autóctone, reservando uma percentagem do custo de venda para apoio social à Caritas de Vila Real.
"O objectivo é a redução das 325 toneladas de CO2 e a fixação de 1307 toneladas de CO2, por ano, num carvalhal que irá ser plantado no Outono", salientou a responsável.
O circuito verde é uma iniciativa promovida pela CIGA, Câmara de Vila Real, centro comercial Dolce Vita Douro, Globalsportdouro, Clube Automóvel de Vila Real, Philips e Governo Civil do distrito.
A CIGA e o Governo Civil de Vila Real promovem ainda, dia 19, uma conferência sobre "Mecanismos de Desenvolvimento Sustentável", que antecede as corridas de automóvel

Sem comentários: