terça-feira, abril 01, 2008

AVÓS E NETOS JUNTOS NO DESPORTO, NO CONCELHO DE TAROUCA



A Câmara Municipal de Tarouca, assente numa política desportiva preocupada com o constante desenvolvimento da Actividade Física e Cultural do Concelho, decidiu promover o projecto “Avós e Netos juntos no Desporto”, que nasceu com o objectivo de uma valorização contínua do idoso, bem como uma crescente reintegração deste na sociedade. Por outro lado, torna-se imprescindível preservar os valores e hábitos culturais do Concelho de Tarouca, daí a vital importância de juntar duas gerações tão diferentes.

O contacto com os avós contribui para que as crianças aprendam a respeitar os mais velhos, por sua vez, para os avós estar com os netos fá-los sentir úteis, ajudando a preencher os seus momentos de solidão.

Deste modo, Avós e Netos vão ter a oportunidade de realizar juntos diversos Jogos Tradicionais, criando-se assim um processo inter cultural entre as duas gerações. Os Avós podem ensinar e transmitir aos mais novos os jogos com que se divertiam na sua meninice, entre os quais o Jogo da Tracção com Corda, o Jogo da Corrida de Sacos, da Bola e as Latas, da Macaca, da Colher e Ovo, do Lencinho, etc., permitindo a estes aprenderem novas actividades desportivas. Por sua vez, as crianças irão contagiar os seus Avós com a sua energia e alegria inesgotável.

O projecto, bem como a organização das suas actividades, é organizado pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Tarouca, contando ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Tarouca.

“Avós e Netos juntos no Desporto” está a ser implementado em todas as freguesias do Concelho de Tarouca. As suas actividades tiveram início no mês de Fevereiro e terminam no corrente mês de Abril. Neste projecto participam Idosos inscritos no “Rejuvenescer Tarouca” e os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar do Concelho de Tarouca, perfazendo um total de 800 participantes.

As actividades são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, nos polidesportivos das respectivas freguesias

Sem comentários: