terça-feira, abril 01, 2008

Sernancelhe: Centro de Saúde preocupa presidente da Câmara

imagem de: www.aldeiadelamosa.com

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe mostrou-se ontem preocupado com as queixas recebidas da parte de utentes do Centro de Saúde local, por, em diversas ocasiões, terem encontrado este serviço encerrado ao fim-de-semana.
José Mário Cardoso disse à Agência Lusa que, "durante a manhã de ontem, chegou à autarquia a queixa de uma comissão de utentes", dado o Centro de Saúde local ter o serviço encerrado no último domingo.
No vidro da porta principal estava afixada uma folha A4, que justificava o encerramento do serviço, a 30 de Março, "por doença do médico escalado".
O autarca garantiu que "já não é a primeira vez que isto acontece. E e acrescentou, começa a acontecer com demasiada frequência".
De acordo com o presidente da Câmara de Sernancelhe, "vários utentes já se deslocaram à autarquia, em diferentes ocasiões, para apresentar queixa pelo encerramento deste serviço ao fim-de-semana.
O presidente da autarquia disse ainda ter falado com o director do Centro de Saúde sobre o assunto, tendo-lhee sido dito que o Centro de Saúde tem funcionado normalmente aos fins-de-semana..
"No entanto, referiu que recebeu algumas queixas..
Sempre que este serviço se encontra encerrado, os utentes de Sernancelhe "vêem-se obrigados a seguir para os centros de saúde mais próximos, nomeadamente em Moimenta da Beira e Aguiar da Beira. Outra das opções é o Hospital de S. Teotónio, em Viseu".
O autarca sublinhou ainda que "a unidade móvel de saúde de Sernancelhe "só funciona com enfermeiros e com material comprado pela autarquia".
Já o coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida, assegurou que estes encerramentos de serviço "são raríssimos e pontuais".
Segundo ainda o mesmo coordenador os encerramentos "Só se registam em situação de doença do médico de serviço, sem que tenha sido possível arranjar outro para substituição..
Frisou que o Centro de Saúde de Sernancelhe "não é nenhum serviço de urgência" e que o Centro de Saúde de Moimenta da Beira é a alternativa mais próxima, "a cerca de 15 minutos" de distância.
José Carlos Almeida alegou ainda que o Centro de Saúde de Sernancelhe "evoluiu muito e tem, neste momento, cinco médicos".

Sem comentários: