quinta-feira, abril 03, 2008
Viseu: Unidade tratamento vitimas de AVC entrou em funcionamento no Hospital de S.Teotónio
O Hospital de S. Teotónio, em Viseu, dispõe desde segunda-feira de uma unidade para tratar as vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que regista uma elevada prevalência no distrito.
A abertura da Unidade de AVC insere-se no Programa Nacional de Prevenção e Tratamento das Doenças Cardiovasculares.
"Esta unidade era uma necessidade que se impunha, porque, apesar de em Portugal já haver uma cobertura bastante alargada, a faixa entre Aveiro, Viseu e Guarda estava por preencher", disse hoje à Agência Lusa o coordenador da nova unidade, Fernando Girão.
Segundo o coordenador da nova unidade, o médico, Fernando Girão, "Viseu é o segundo distrito do país com maior taxa de mortalidade por AVC".
O Hospital de S. Teotónio regista anualmente 1.100 internamentos por AVC, sendo que "a partir de 300 internamentos já se considera que deve existir uma unidade de AVC".
A unidade do Hospital de S. Teotónio fica situada no sexto piso e tem quatro camas de internamento especializado, equipamentos e tecnologia específicos para tratar os doentes que tenham tido AVC.
Segundo Fernando Girão, estudos internacionais apontam que as Unidades de AVC permitem reduzir a taxa de mortalidade em três por cento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário