imagem em:www.lepanto.com.br
O Cine Clube de Viseu (CCV) inicia hoje um ciclo de cinema comemorativo da passagem de 40 anos após o Maio de 1968, questionando se "existem olhares, esperanças, dúvidas, sentimentos próprios das gerações que atravessaram períodos revolucionários".
"Revolução ou não - 40 anos do Maio de 68" é o nome do ciclo de cinema, que, segundo Rodrigo Francisco, da direcção do CCV, propõe "revisitar a ditadura romena de Ceausescu, o epicentro francês de 1968, o Médio-Oriente" e também Portugal.
"Com origens diferentes, os filmes são eles mesmos reveladores de formas contrastadas de viver e sentir a opressão, no caso de '4 meses, 3 semanas e 2 dias', o compromisso político, no caso de 'Por culpa de Fidel' e 'Persépolis', e o amor em 'Daqui p'rá frente'", explica Rodrigo Francisco.
O ciclo arranca com o filme "Por culpa de Fidel", de Julie Gravas (2006), e prolonga-se até 20 de Maio, com exibições todas as terças-feiras.
Para Rodrigo Francisco, ao mostrar "algumas perspectivas sobre a dicotomia ditadura/revolução, este ciclo sublinha a importância do cinema na construção de formas de ver e reflectir acontecimentos históricos".
O CCV refere ter partido para a organização deste ciclo de cinema inspirado por uma reflexão feita por Eduardo Lourenço há 20 anos.
"Apesar de tudo, os que a este assistiram e viveram não esquecerão nunca esse insólito minuto fora do Tempo - ou perto do seu coração - em que, de súbito, uma sociedade muda saiu do seu casulo para o meio da rua, convertida em ágora moderna, para conversar. Simplesmente para conversar", disse Eduardo Lourenço em Maio de 1988.
Nesse âmbito, o CCV promove também, no dia 17 de Maio, o debate "40 anos do Maio de 68 - para conversar", no qual será contada "a experiência dos portugueses nos movimentos contestatários de 60".
O Cine Clube de Viseu complementa o programa com projecções em espaços alternativos - o bar Lusco Fusco e o café O Lugar do Capitão - de dez filmes escolhidos por associados e amigos a partir do tema revolução e que terão também a tarefa de os apresentar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário