sábado, abril 26, 2008

Lamego: Declaração de "voto contra" de Agostinho Ribeiro desencadeia queixa crime do presidente da Câmara

O teor da declaração do voto “contra” proferida pelo líder do grupo municipal do Partido Socialista, Agostinho Ribeiro, na Assembleia Municipal de Lamego, após a aprovação por maioria, na quinta feira, da Conta de Gerência e o Relatório de Gestão e a Proposta para aplicação de resultados da Câmara de Lamego, referentes ao ano de 2007 provocou indignação no seio do executivo camarário e levou o presidente da Câmara, Francisco Lopes, a reagir violentamente à declaração de Agostinho Ribeiro
Recordamos que Agostinho Ribeiro, durante a sessão da Assembleia Municipal, questionou e solicitou esclarecimentos ao Revisor Oficial de Contas(ROC), José Alberto Lima, sobre as reservas anotadas no relatório às contas de Gerência e no Relatório de Gestão de 2007 da Câmara de Lamego. As quais, segundo o ROC da Câmara de Lamego, se prendem com o rigor contabilístico da especialização do ano económico o que teria beneficiado os resultados e melhorado a situação económica e financeira da câmara em 2007.
Depois dos esclarecimentos do ROC da Câmara de Lamego, Agostinho Ribeiro juntamente com seis deputados municipais do Partido Socialista de Lamego votaram contra a aprovação da Conta de Gerência e do Relatório de Gestão de 2007 da Câmara de Lamego. Na sua declaração de voto Agostinho Ribeiro decidiu remeter aqueles documentos de Gestão para a Procuradoria Geral da Republica, o Tribunal de Contas e a Inspecção Geral da Administração Local.
O presidente da Câmara de Lamego disse ontem à Rádio Douro Sul que “é um disparate” a afirmação e a vontade de Agostinho Ribeiro enviar as Contas da Câmara para o Tribunal de Contas porque isso "é já um imperativo legal a que a autarquia está obrigada".
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes considera “inadmissível a atitude” do deputado municipal do PS, Agostinho Ribeiro, na quinta-feira, após a votação da Conta de Gerência e o Relatório de Gestão na Assembleia Municipal, depois dos esclarecimentos do ROC e com os quais disse estar satisfeito.

Declarações do Pres. Câmara

Francisco Lopes não reconhece que exista qualquer “braço de ferro” com grupo de deputados municipais do Partido Socialista de Lamego, mas sim “um problema de má fé e incompetência” do líder daquele grupo municipal, Agostinho Ribeiro:
Francisco Lopes disse à Rádio Douro Sul que vai apresentar uma queixa crime contra Agostinho Ribeiro porque “ forjou, inventou..." contas de Gerência da Câmara de Lamego”.
O edil lamecense referiu ainda que os procedimentos e os critérios contabilísticos do seu executivo são feitos com rigor e de acordo com os procedimentos legais. Francisco Lopes recordou e deu como exemplo os anos de 2002,2003 e 2004, do anterior executivo e os pedidos de esclarecimentos a que tem de responder, referentes às contas levadas à Assembleia Municipal naqueles anos e agora solicitadas pelo Tribunal de Contas à Câmara de Lamego.

As contas de Gerência e o Relatório de 2007 da Câmara de Lamego foram aprovados por maioria, tendo recebido sete votos contra do Partido Socialista e uma abstenção, também do mesmo partido.O líder da bancada socialista criticou as contas de gerència e o Relatório de Gestão e comparou a acção do executivo da Câmara de Lamego, em relação à gestão e às obras na cidade, como um médico de família que tenta tratar da saúde a uma senhora de idade, levando-a a endividar-se para se rejuvenescer. Na sua declaração de voto Agostinho Ribeiro justificou-se contra os documentos de Gestão de 2007 da Câmara de Lamego e revelou a sua decisão de enviar tais documentos para o Tribunal de Contas, à Procuradoria Geral da Republica e à Inspecção Geral da Administração Local.

1 comentário:

Anónimo disse...

SÓ DESTE EXECUTIVO!!!