quarta-feira, abril 16, 2008

Peso da Régua: Gás natural menos 20% nas facturas

imagem em: www.dn.sapo.pt

A redução de quase 20 por cento na factura do gás natural no Peso da Régua, anunciada hoje pela entidade reguladora do mercado, é encarada como um factor de "competitividade" pela autarquia e comerciantes daquele concelho duriense.
"É extremamente benéfico para as pequenas empresas, nomeadamente da área da restauração, e é menos um obstáculo que os empresários locais têm de enfrentar", afirmou à Lusa Pedro Brás, presidente da Associação Comercial e Industrial do Peso da Régua.
O gás natural chegou à Régua há cerca de um ano por intermédio da empresa Dourogás, com sede em Vila Real, que abastece ainda os concelhos de Mirandela, Macedo de cavaleiros, Arcos de Valdevez, Ponta da Barca e Póvoa de Lanhoso.
Segundo o presidente da autarquia, Nuno Gonçalves, a rede de distribuição ficou concluída no final do mês passado e foram "já muitas as famílias e as empresas da zona urbana que aderiram ao gás natural".
É também por isso que o autarca considera que a redução da factura do gás representa uma "mais valia" para os privados e um "factor de competitividade" para as empresas.
Nuno Gonçalves estima também que, a partir de agora, muitas mais pessoas possam aderir ao abastecimento por intermédio do gás natural.
Manuel Coutinho, presidente da Associação Empresarial - Nervir, salientou os benefícios que a redução do preço deste bem pode representar para as empresas, as quais "ganham mais um factor de competitividade comparativamente com as empresas do litoral".
Nos concelhos transmontanos abastecidos pela Duriensegás, como Chaves, Vila Real e Bragança, a redução do preço do gás é de 12,3 por cento.
De acordo com dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Trás-os-Montes e Alto Douro pagava, em 2007, o valor mais elevado do país, mais de 40 por cento acima da média nacional.
Desde 2000, a empresa distribuidora em Trás-os-Montes - a Duriensegás - aumentou os preços em 145,9 por cento, contrariamente ao sucedido no resto do território nacional, onde se verificaram subidas pouco significativas e até mesmo algumas descidas.
O gás natural chega a Trás-os-Montes através de camiões cisterna em estado líquido, passando depois por um processo de gaseificação.

Sem comentários: