terça-feira, abril 29, 2008

Vila Real:Conta com 5 meios aéreos no combate aos incêndios florestais

O distrito de Vila Real conta na fase mais crítica de risco de incêndios florestais com o reforço de um meio aéreo, dispondo de cinco no total, e com mais 55 sapadores florestais do que no ano passado.
O anúncio foi feito pelo comandante operacional distrital, Carlos Silva, no decorrer da apresentação do dispositivo de combate a incêndios para Vila Real, uma cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
O distrito de Vila Real, com 70 por cento dos 430 mil hectares de área total ocupados por floresta, conta na fase Charlie (entre Julho e Outubro) com 18 equipas de combate a incêndios, 287 bombeiros e 63 viaturas.
O dispositivo neste distrito, um dos que tem maior risco de incêndio devido à extensão da sua área florestal, vai ser reforçado com um helicóptero pesado, que vai ficar estacionado em Vila Real, juntando-se aos dois helicópteros (Ribeira de Pena e Vigado) e dois aviões ligeiros (Vila Real).
No combate aos fogos vão estar ainda mais 55 sapadores florestais do que no ano passado, num total de 165, 63 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro e 90 militares do Serviço de Protecção da Natureza da GNR.
O total de homens e mulheres que vão estar no combate aos fogos é de 839, com 152 viaturas, entre bombeiros, militares da GNR e do exército, sapadores florestais, PSP, elementos do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Direcção Geral dos Recursos Florestais.
Carlos Silva referiu que vão estar ainda em funcionamento 104 postos de vigia.
Na fase Bravo, que tem início em meados de Maio, são 425 os elementos das diversas forças que vão disponíveis para o combate aos fogos, com 93 viaturas e dois meios aéreos.
O ministro Rui Pereira, que está a percorrer todos os distritos do país para a apresentação do dispositivo de combate a incêndios em 2008, salientou, mais uma vez, que "é de todos nós a tarefa de defender a nossa floresta".
O governante lembrou que o país dispõe este ano do maior dispositivo de sempre de combate aos incêndios com 56 meios aéreos, 2.300 viaturas e 9.600 homens.
Só no distrito de Vila Real, a área ardida entre os meses de Outubro e Novembro de 2007 duplicou comparativamente com os restantes meses do ano, devido a incêndios que, na sua maioria, tiveram origem em queimadas.
Em Novembro, ocorreram no distrito de Vila Real 464 incêndios que queimaram 2.265 hectares.
Em todo o ano de 2007, os bombeiros combateram 1.352 fogos, com uma área ardida de 3.443 hectares

Sem comentários: