sexta-feira, abril 11, 2008

Bragança/Vila Real: Ligações aéreas com Lisboa serão retomadas até ao final do mês

imagem no site:www.diariodetrasosmontes.com


As ligações aéreas entre Bragança/Vila Real e Lisboa foram hoje adjudicadas à empresa Aeronorte e deverão ser retomadas até ao final do mês.
A informação foi avançada à Lusa pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, que promete "melhores condições" na carreira aérea a partir de agora.
As ligações aéreas estão suspensas desde 17 de Março, altura em que a Aerocondor deixou de operar, alegando "problemas técnicos", que se vieram a revelar, afinal, financeiros.
Poucos dias depois de ter suspendido as ligações aéreas, a empresa Aerocondor perdia a licença para voar, por decisão do INAC, que detectou a falta de seguros obrigatórios.
O Governo rescindiu com a Aerocondor o contrato público e entregou, por ajuste directo à Aeronorte, depois de consultadas várias operadoras, a carreira aérea até à adjudicação definitiva.
O secretário de Estado realçou a celeridade do processo que classificou de demonstrativa do "interesse que o Governo tem em encontrar as melhores soluções para prestar um serviço público adequado nesta ligação".
Este contrato com a Aeronorte vai prolongar-se até à adjudicação definitiva do serviço em concurso público, adiantou, referindo que os procedimentos para o concurso público estão a ser ultimados.
O governante disse ainda haver "a expectativa de que as ligações possam ser retomadas até ao final do mês".
Segundo explicou, só não o são de imediato porque é necessário proceder à certificação das aeronaves da nova empresa, junto do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
Os preços e horários mantêm-se, com duas viagens diárias em cada sentido, de segunda a sexta-feira, que custam cerca de 117 euros Bragança/Lisboa, e menos 10 euros a partir de Vila Real, ida e volta, em ambos os casos.
O Estado continua a dar uma compensação à operadora num montante máximo anual de um 1,190 milhões de euros.
Quanto maior for a taxa de ocupação do avião de 19 lugares, menor é a compensação estatal.
A Aeronorte é uma empresa de Braga, com serviços de transporte e trabalho aéreo, nomeadamente combate a incêndios florestais, e manutenção de aeronaves.
A empresa está a construir em Bragança, justamente no aeródromo municipal, um hangar para a manutenção de aeronaves

Sem comentários: