segunda-feira, abril 21, 2008

Guarda:Instituto Politécnico da Guarda promove as I Jornadas sobre Tecnologia e Saúde

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vão decorrer no próximo dia 30 de Abril as I Jornadas sobre Tecnologia e Saúde.
Esta iniciativa do IPG, que envolve a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, pretende divulgar o que existe de mais expressivo ao nível das tecnologias aplicadas à saúde e aprofundar o diálogo entre investigadores e profissionais/estruturas de saúde (médicos, enfermeiros, administradores, técnicos,
estudantes).
Por outro lado, com estas Jornadas o Instituto Politécnico da Guarda pretende
viabilizar a divulgação de novos projectos e contribuir para uma maior interacção entre ensino superior e as empresas vocacionadas para as áreas da tecnologia e da saúde.
O programa, que se inicia pelas 9h30, no Auditório dos Serviços Centrais do IPG, inclui temas como "O papel dos dispositivos médicos" (que será desenvolvido pela Dra. Isabel Dionísio, Presidente da Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos – APORMED), "Tecnologia e Direito" (Dr. Álvaro Guerreiro), "As soluções de colaboração online como drivers de produtividade na Saúde" (Drª Joana Vilhena, NeeaConsulting Portugal); "Telemedicina no presente e no futuro" (Dr. Fernando Gomes da Costa, Administração Regional de Saúde do Centro); "A experiência do Hospital Sousa Martins na informatização de Serviços" (Dr. Luis Ferreira, Hospital Sousa Martins,(Guarda);
"A CIPE e a prática de cuidados de Enfermagem" (Mestre António Silva Faria,
Hospital de São Marcos, Braga), "A Microsoft na Saúde: Presente e Futuro" (tema a apresentar pelo Eng. Pedro Martins, da Microsoft Portugal) e "Nacional Project of University Professional Formation in Electromedicine" pela Prof. Doutora Carolina Carmen Roberty (Universidad Nacional Experimental "Francisco de Miranda", Venezuela)
No período da tarde, a partir das 14horas, terão lugar as comunicações, subordinadas aos temas "O uso da Telemedicina na consulta de Dermatologia" (Drª Fátima Cabral, Hospital Sousa Martins e Dr. Rui Teixeira, Centro de Saúde de Pinhel), "Projecto Magic Key: a Tecnologia ao serviço das Pessoas" (Prof. Luis Figueiredo, Escola
Superior de Tecnologia e Gestão/IPG), "Inovação em Ortopedia" (Dr.João Figueiredo, Hospital São Teotónio, Viseu), "Os desafios das Tecnologias de Informação na área da Saúde - Uma ajuda preciosa" (EngºJoão Mota Lopes, ORACLE Portugal), "A medida HNR: sua relevância na análise acústica da voz e sua estimação precisa" (Prof. Doutor Aníbal Ferreira, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e SEEGNAL
Research Lda e Eng.º José Lopes, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), "Novas Tecnologias ao Serviço das Doenças Cardiovasculares: Realidade ou Utopia? " (Drª Carla Reanha, Tcare – Conhecimento e Saúde SA), "O Alert(R)" (Dr. Miguel Rocha, Alert Life Sciences Computing, S.A), "Computação Ubíqua na Melhoria da Qualidade de Vida" (Eng. Tiago Camilo, Envispot), "Uma experiência de informatização num Hospital" (Prof. José Carlos Fonseca, Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG) e "Higiene Oral na Saúde – Aplicação Informática para Web" (Avelino Nunes, Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG).

O programa destas Jornadas inclui ainda a apresentação de posters, enquadrados na temática destas Jornadas, que contam também com a participação de vários expositores.

Recorde-se que estas jornadas inserem-se no ciclo acções iniciado no passado ano com a realização das I Jornadas Interdisciplinares sobre Tuberculose.

Sem comentários: