quinta-feira, abril 03, 2008

Governo tenta nova solução IP2 Guarda e Bragança


O Governo anunciou ontem que vai tentar encontrar uma nova solução para que o IP2 possa ligar os distritos da Guarda e Bragança, na zona em que, depois da barragem do Sabor, surgem agora como impeditivas as vinhas, as quintas e a falha sísmica da Vilariça.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, revelou à agência Lusa que a Estradas de Portugal (EP) decidiu retirar o processo da avaliação de impacte ambiental".
Este troço do IP2 faz parte de um traçado mais vasto, que se estende pelos distritos de Bragança e Guarda e que foi anunciado pelo Governo no pacote de estradas prioritárias com conclusão prevista para 2011.
Os cerca de 18 quilómetros, entre a Junqueira (Torre de Moncorvo) e o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa), foram estudados num processo desencadeado em Junho de 2007.
O traçado já tinha sido desviado devido à barragem do Sabor e depois da EDP ter alertado para a possibilidade de cheias, embora a estrada fique a jusante da hidroeléctrica.
O IP2 esbarra agora noutros obstáculos de natureza patrimonial, cultural e geológica, que levaram a que fosse proposta à tutela (o Ministério do Ambiente) uma Decisão de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável.
A EP evita desta maneira o chumbo oficial, mas fica com o projecto cercado por impeditivos de vária ordem.
O IP2 foi pensado para ligar Portugal pelo interior, mas a norte de Celorico (Guarda), só existem dois pequenos troços, um construído mais recentemente, entre o IP4 e Valbenfeito, em Macedo de Cavaleiros, e outro a sul, há quase duas décadas, entre o Pocinho (Guarda) e a ponte do Sabor (Torre de Moncorvo).

Sem comentários: