domingo, abril 20, 2008

Lamego:Dia Internacional dos Monumenros e Sítios

No dia 18 celebrou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sitios que abriu templos ao público e centenas de iniciativas em todo o país.
A abertura de templos habitualmente encerrados, visitas guiadas, palestras, "workshops" e conferências foram algumas das cerca de 400 actividades agendadas para aquele dia.
A escolha do tema coube ao ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) "e em Portugal propôs-se às diferentes crenças abrirem os seus templos e proporcionarem 'workshops' e outras actividades, nomeadamente visitas guiadas", como referiu o director do IGESPAR, Elísio Summavielle.
Em 150 localidades em todo o continente e Açores, foram desencadeadas acções destinadas a sensibilizar a população para "um património rico que deve ser antes de mais protegido de forma preventiva".
Em Lamego o "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" foi celebrado pela Câmara de Lamego com uma visita de trabalho à Capela de S. Pedro de Balsemão e que envolveu a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Delegação Regional da Cultura do Norte
Esta visita, iniciada pelas 11 horas, visou a assinatura de um Procolo de colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Delegação Regional da Cultura do Norte onde estão previstos o fornecimento de textos sobre o património histórico com a participação dos alunos daquela Escola Superior de modo a proporcionar informação detalhada sobre os monumentos da região do Douro aos milhares de turista. Para isso foi constituido um corpo de 52 alunos, em regime de voluntariado, orientados pelos professores das respectivas áreas, com disponibilidade para executarem tarefas de acompanhamento e informação e que terá também a envolvência de especialista que em muito irão contribuir para a formação dos alunos na área do património histórico da região. Aliás, como aconteceu na passada sexta feira, em pleno interior da Capela de S.Pedro de Balsemão, onde os alunos receberam uma lição de história sobre arte visigoda, por um especialista do IGESPAR.
A cerimónia da assinatura do Protocolo, entre as duas entidades envolvidas, contou com a presença da Dra. Helena Maria Gil Coutinho, Delegada Regional da Cultura do Norte, do Dr. Álvaro Bonito, director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego(ESTGL), do Engº Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego, acompanhado da vereadora da Cultura, Dra. Teresa Santos. Estiveram também presentes o engºRicardo Magalhães, Chefe da Estrutura de Missão do Douro, o Arqº.Fernando Maia Pinto, director do Museu do Douro e Manuel Almeida, presidente da Junta de Freguesia da Sé, representantes do IGESPAR e alunos do curso de Gestão e Turismo e professores da ESTGL.




Durante o dia e organizada pela autarquia de Lamego e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a comemoração do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios” foi possível ter dez monumentos religiosos abertos ao publico e a toda a comunidade escolar do concelho onde os alunos do curso de Gestão e Turismo prestaram informações detalhadas do património visitado. Esta acção permitiu aos alunos daquele curso da ESTGL contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas.

Sem comentários: