sexta-feira, abril 11, 2008

Tunel do Marão: adjudicado ao consórcio liderado pela Somague

imagem no site:www.tvnet.pt

O Governo adjudicou ontem a Concessão Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real e representa um investimento de 350 milhões de euros, ao consórcio liderado pela Somague, anunciou ontem o Ministério das Obras Públicas.
Em comunicado, o Ministério tutelado por Mário Lino refere que "esta concessão foi adjudicada em cerca de 13 meses, contados a partir da data do seu lançamento - 17 de Fevereiro de 2007 -, situação que é pela primeira vez verificada nos processos de concurso das Parcerias Público-Privadas rodoviárias em Portugal".
A Concessão Túnel do Marão é a "primeira a ser adjudicada de um pacote de oito que têm vindo a ser lançadas por este Governo" e que integra um total de 1.650 quilómetros de estradas.
Dos cinco consórcios que entregaram propostas para esta concessão - liderados pela Soares da Costa, Mota-Engil, Dragados, Brisa e Somague -, a Comissão de Apreciação de Propostas concluiu que a proposta apresentada pelo Concorrente Auto-Estradas do Marão era "a mais vantajosa para o interesse público, tendo proposto, no dia 31 de Março, a sua adjudicação".
A principal inovação desta concessão é o facto de os pagamentos à concessionária serem feitos com base numa fórmula que inclui, não apenas o número de veículos que utilizarem a estrada, mas também a disponibilidade da própria infra-estrutura.
Em contrapartida, as receitas das portagens são entregues à Estradas de Portugal.
A concessão foi criada pelo Decreto-Lei 88/2006, de 6 de Junho, e prevê uma extensão de 32 quilómetros, entre Amarante e Vila Real, 6,7 dos quais são em túnel.
As obras terão início em 2009, prevendo-se a conclusão do primeiro lanço em 2010, e dos restantes em 2012.
A fase de exploração terá o prazo máximo de 30 anos

Sem comentários: