segunda-feira, abril 14, 2008

Lamego: Exercito Português recordou em Lamego Guerra Peninsular

O Exército Português realizou na sexta feira por todo o país as celebrações da Guerra Peninsular. Em Lamego a efeméride foi recordada com a realização de uma Conferência organizada pelo Centro de Tropas de Operações Especiais, dando inicio, deste modo, à comemoração dos 48 anos da presença do CTOE em Lamego e dos 169 anos da instituição militar sedeada na cidade através do Regimento de Infantaria 9 e cujo aniversário ocorrerá no próximo dia 16.
A Conferência decorreu no Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, teve a presença do Major general Jerónimo Afonso e foram conferencistas o Prof. Dr. Vale Figueiredo e o Major Lousada, historiadores e especialistas em questões da Guerra Peninsular.
A propósito da iniciativa do CTOE invocar em Lamego a Guerra Peninsular o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, salientou o orgulho de acolher esta conferência no Teatro Ribeiro Conceição
No final da dissertação sobre a importância da Guerra Peninsular o Dr.Vale Figueiredo ilustrou a relevância da resistência popular, mais tarde dada a conhecer através dos contos de Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro e outros autores ou através da Banda Desenhada dedicados a temas da Guerra Peninsular.
O major Lousada, historiador e especialista em assuntos da Guerra Peninsular realçou a seguir a Guerra Irregular levada a efeito pela resistência portuguesa e que impediu as invasões francesas de se instalarem no território português contrariando as intenções de Napoleão Bonaparte.
No final o Major General Jerónimo Afonso salientou, a propósito da resistência dos portugueses às invasões do território, que "a população esteve sempre nestes conflitos" e é bom que estes quadros da nossa história sejam recordados de vez em quando.
Ainda no âmbito da passagem do aniversário daquela unidade militar está patente ao publico na messe de Oficiais, no centro da cidade, uma exposição evocativa da Guerra Peninsular.

Sem comentários: