quinta-feira, abril 03, 2008

O Estado e os concelhos de Vila Real, Régua e Lamego assinam amanhã o contrato de financiamento que dá início ao «Douro Alliance».



O Estado e os concelhos de Vila Real, Régua e Lamego assinam amanhã o contrato de financiamento que dá início ao «Douro Alliance». Trata-se de um projecto que pretende transformar as três cidades num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento.



A concretização do projecto «Douro Alliance», que pretende transformar as cidades de Vila Real, Régua e Lamego num pólo urbano de desenvolvimento da região, avança amanhã com a assinatura de um contrato de financiamento com o Estado.



Segundo disse ontem uma fonte ligada á iniciativa, a cerimónia de assinatura do contrato de parceria entre a Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) e os municípios da rede «Douro Alliance» – Eixo Urbano do Douro, Vila Real, Peso da Régua e Lamego, conta com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.
O projecto «Douro Alliance», que conta ainda com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e associações comerciais e empresariais das três cidades, foi um dos cinco apoiados pela DGOTDU a nível nacional, com 100 mil euros.

Luís Ramos, investigador da UTAD, que participou no projecto de candidatura, disse ontem que o objectivo do projecto é “transformar as três cidades num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento”.
Os três municípios, que distam 30 quilómetros ligados pela Auto-estrada 24 (A24), possuem cerca de 100 mil habitantes, dos quais 67 mil habitam nas zonas urbanas.
A aposta passa por quatro áreas prioritárias, nomeadamente do turismo, vinho, património e cultura. “A aproveitar e potenciar os recursos dos concelhos. O objectivo é atrair competitividade e atractividade para este território”,como referiu Luís Ramos.
Segundo o responsável podem ainda ser desenvolvidos projectos na área da sustentabilidade como a água, a eficiência energética ou a mobilidade
Amanhã será também formalizado um acordo entre os municípios com vista à constituição de um gabinete técnico, durante um ano, que terá de elaborar projectos que depois serão candidatados ao programa de Cidades Polis XXI, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais (QREN 2007-2013).
Alguns dos projectos, já anunciados pelo presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, são uma carta de equipamentos culturais, uma rota do património do eixo, um observatório económico e social, a criação de um laboratório de ideias e projectos e uma plataforma intermodal na Régua.
Segundo Luís Ramos, a ideia de criar um eixo urbano entre as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego “não é nova”, tendo sido lançada pela primeira vez, há 17 anos, pelo professor Valente de Oliveira.
A cerimónia conta com a presença do director-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Vítor Campos, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, do encarregado da Unidade de Missão do Douro, Ricardo Magalhães e dos representantes das entidades parceiras no projecto, nomeadamente a Universidade de Trás-os-Monte e Alto Douro, associações comerciais e industriais de Vila Real, do Peso da Régua e de Lamego e da Nervir – Associação Empresarial de Vila Real.

Sem comentários: