terça-feira, abril 01, 2008

Valpaços:GNR sensibiliza idosos para prevenir casos de burlas, roubos , ou violência


imagem de: www.valpacos.pt


A GNR está a efectuar acções de sensibilização dirigidas aos idosos de Valpaços para prevenir a ocorrência de burlas, roubos ou casos de violência, revelou ontem fonte da GNR.
As acções de sensibilização, que estão a ser promovidas no âmbito do Projecto "Afectos" da Câmara de Valpaços, envolvem cerca de uma centena de idosos das localidades de Lebução, Veiga de Lila, Carrazedo de Montenegro e da sede do concelho.
"O objectivo é sensibilizar os idosos para os cuidados que devem ter quando vivem sozinhos ou andam na rua", disse o comandante do posto da GNR de Valpaços, sargento-chefe Lopes.
O responsável referiu que a maior parte dos idosos abrangidos pelo projecto "Afectos" vive sozinha, em meios rurais isolados e, que por isso, estão também "mais vulneráveis" aos burlões.
Segundos dados do comandante, em Valpaços ocorreram três casos de burla em 2007 e um em 2008.
"Este ano dois indivíduos fizeram-se passar por funcionários do serviço de águas da câmara para extorquir alguns milhares de euros a um idoso", referiu o sargento-chefe.
O comandante referiu que é importante, por exemplo, que os idosos não abram as portas à noite a desconhecidos.
Sustentou ainda que os burlões, muitas vezes, também utilizam o telefone ou fazem-se passar por familiares de pessoas doentes.
As acções de sensibilização estão a decorrer até quarta-feira.
Segundo a assistente social, Filomena Ribeiro, o Projecto "Afectos" resultou de um levantamento feito no concelho de Valpaços, que detectou 668 pessoas com mais de 65 anos a viverem sozinhas e sem retaguarda familiar.
Diariamente, uma equipa de seis técnicos e seis voluntários promove aulas de ginástica e animação lúdico-recreativa, com aulas de pintura, croché, bordados, escultura, e também recolhe histórias de vida, lendas ou receitas tradicionais.
Os idosos recebem ainda a visita de uma biblioteca móvel, participam em contactos intergeracionais, nomeadamente almoçando em escolas com os mais novos, e vão ao cinema, teatro, piqueniques, passeios pedestres e excursões.

Sem comentários: