sexta-feira, abril 11, 2008

´Lamego: Museu de Lamego e Diocese estabelecem protocolo de colaboração


Vai ter lugar no Museu de Lamego, no próximo dia 14, a cerimónia da assinatura do protocolo de colaboração entre o Museu e a Diocese de Lamego de modo a formalizar um percurso - com início em 1918, ano em que o Museu foi inaugurado, até à actualidade – de iniciativas comuns e projectos de parceria, baseados na ligação essencial que perdura entre as duas Instituições.
O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal da cidade e a sua criação encontra os seus antecedentes próximos na existência de um importante acervo reunido por D. Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito, bispo de Lamego entre 1901 e 1922, que pretendia instalar um Museu de Arte Sacra no antigo Paço Episcopal, desejo interrompido pela Revolução da República, dando lugar à criação de um Museu Artístico a partir do espólio recolhido por aquele Prelado e entretanto incorporado no património de Estado, constituindo hoje o espólio principal das colecções do Museu.
O presente protocolo que será assinado no próximo dia 14 insere-se numa estratégia de afirmação do futuro Museu Diocesano de Lamego/Casa do Poço, como uma estrutura cultural viva e actuante ao serviço das pessoas, capaz de transformar o espólio à sua guarda em elementos integrantes e indispensáveis à formação do ser humano.
São, por isso, objectivos fundamentais do documento protocolar, desenvolver formas de diálogo e de comunicação com o público, mediante um esforço permanente de actualização do próprio Museu e assegurar a gestão e manutenção do imóvel.


O protocolo será subscrito pelo Bispo de Lamego, D. Jacinto Tomás Botelho e o Director do Museu de Lamego, Agostinho Ribeiro, em representação do Director do Instituto dos Museus e da Conservação, Manuel Bairrão Oleiro.

Sem comentários: