quarta-feira, abril 02, 2008

Lamego: 1,5 milhões de euros para primeira fase da recuperação do Bairro do Castelo

Mais de 1,5 milhões de euros é quanto a Câmara de Lamego vai investir na recuperação e requalificação de vários edifícios no Bairro do Castelo, iniciando, deste modo, uma intervenção para "dar nova vida àquela zona, com espaços museológicos, mas também serviços, comércio e actividades ligadas ao turismo", o projecto já se encontra numa fase bastante avançada, segundo revelou o presidente da câmara, Francisco Lopes.



Entrada para o Castelo de Lamego




Para já, o projecto prevê, a intervenção em seis edifícios, a começar pelo próprio castelo e pela casa da torre, que funcionou como câmara municipal até 1860, assim como a cisterna e a residência do primeiro bispo de Lamego. Segundo ainda Francisco Lopes as obras ser objecto de candidatura a verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).


Cisterna-Castelo de Lamego

Está também prevista para a zona do Castelo a instalação da futura sede da Associação Nacional dos Municípios com Centro Histórico.
O autarca lamecense espera ter os projectos prontos em Junho, passando depois à fase da calendarização das obras.
Francisco Lopes conta que depois das obras de recuperação e requalificação dos espaços envolventes venha a ser possível aumentar o número de residentes daquele bairro que actualmente tem apenas 160 pessoas

Sem comentários: