quinta-feira, abril 24, 2008

Vila Pouca de Aguiar:Investimento transfronteiriço de 3.2 milhões de euros


imagem em: www.flickr.com/photos/vitor.com


A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou um investimento transfronteiriço de 3,2 milhões de euros para a concretização de projectos ecológicos no concelho, nomeadamente a valorização das termas do vale do Tâmega e a conclusão da ecopista.
Fonte da autarquia disse ainda à Lusa que o município está envolvido em oito candidaturas do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal (POCTEP), que já foram candidatadas ao QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional.
Segundo a fonte, para a concretização dos projectos ecológicos está previsto um investimento, naquele concelho do Alto Tâmega, de cerca de os 3, 2 milhões de euros.
O projecto "Fontes" pretende valorizar as termas do Vale do Tâmega apoiando a criação de áreas recreativas termais e protecção das fontes existentes.
A autarquia quer ainda terminar a ecopista, que no concelho está em funcionamento entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, ligando aos municípios vizinhos de Vila Real e Chaves até Espanha.
Outro dos investimentos em que o concelho está envolvido denomina-se "Museus Mineiros", através do qual pretende apoio comunitário para a valorização de área envolvente ao Complexo Mineiro de Tresminas, designadamente através de escavações e tratamento de materiais, conservação de galerias e edição de roteiros.
O projecto "Taredo" promove um corredor ecológico pela consolidação da qualidade ambiental com saneamentos e outros equipamentos previstos para a despoluição das zonas envolvidas, à semelhança do projecto "Depurans" que reforça o Vale do Tâmega como uma eco-região e visa a protecção de recursos hídricos.
O projecto "Arcos" pode vir a possibilitar tarefas conjuntas na requalificação de espaços naturais através de acções comuns, caso de seminários transfronteiriços, eventos promocionais ou intercâmbio de técnicos especializados.
Ainda mais vocacionado para a divulgação surge o projecto "Gatrans" que prevê a criação de sistemas de informação transfronteiriça com materiais promocionais, enquanto que o "Proeco" prevê a colocação de sinalética, a promoção de produtos locais e a criação de um ninho de empresas e o ecotransporte na região.
Estas candidaturas foram apresentadas ao Interreg através da Comunidade Territorial de Cooperação do Vale do Tâmega que integra concelhos transmontanos e do Norte da Galiza, prevendo-se a sua aprovação até ao final do ano.

Sem comentários: